Previous Next

Semana Santa no Seminário de Lamego

Os nossos seminaristas vieram ao Seminário para acompanharem as celebrações da Semana Santa, conviverem com os companheiros, darem vida a esta Casa, que é também a sua casa.

Em número de oito, graças a Deus, foram acompanhados por cinco pré-seminaristas que foram uma agradável surpresa e esperança de que tenham reforçado a sua entrada no grupo que é esperança da Diocese e da Igreja em geral.

Participaram nas celebrações de Quinta e Sexta-Feira Santas, onde um deles parece já muito familiarizado com estas celebrações, cerimónias lhes chamamos.
Ao mesmo tempo, a confraternização e a presença dos pré-seminaristas serviram para que a vida do Seminário fosse para todos um tempo de paragem nas férias e um reviver dos dias aqui passados ao longo do ano, este ano atípico para eles e para todos os que orientam a sua vida de estudantes, seminaristas que, em Lamego ou em Braga, continuam a sua vida académica e se familiarizam na acção pastoral.

E para conhecerem melhor a região, organizaram na manhã de Sexta-Feira Santa um passeio à Serra de Santa Helena, acompanhados pelo seu orientador, P.e Bráulio, que bem conhece os meandros do lugar. E em Lamego, a atenção do Reitor do Seminário, Pe. Filipe, foi constante para que nada faltasse, nestes dois dias, aos que vieram e mostraram a sua boa vontade para a razão da sua presença.

Juntando o útil ao agradável, despediram-se depois da celebração da Paixão e Morte do Senhor, rumando cada um a sua casa para a Páscoa em família. Unidos no seu ideal, esperam e esperamos que estes dias, tão depressa passageiros, fossem também de reflexão sobre o que os espera neste findar de ano, mais um na sua caminhada para o Sacerdócio. Deus os ajude.


Pe. Armando Ribeiro

 

No passado dia 31 de março, os seminaristas do Seminário Maior e do Seminário Menor reuniram-se no Seminário de Lamego para viver o Tríduo Pascal em comunidade, com a intensidade própria destes dias, e para dar a conhecer a vida de seminário a um pequeno grupo de pré-seminaristas.  
Dia 1 de abril, Quinta-feira Santa, dirigimo-nos para a Sé Catedral com a celebração da Missa Crismal, pelas 10h00. Na tarde do mesmo dia, fizemos uma breve visita ao Mosteiro das Monjas Dominicanas, para a oração da Hora Intermédia e uma partilha sobre as formas como cada comunidade vive o Tríduo.
Reunimo-nos de novo na Sé Catedral onde se daria início ao Tríduo Pascal com a renovação solene do mistério da Última Ceia, onde é relembrada a instituição dos sacramentos da Santíssima Eucaristia e do Sacerdócio. Após o jantar, juntámo-nos em adoração ao Santíssimo Sacramento, vigiando junto do Senhor que se entrega por cada um.
Na Sexta-feira Santa, rezámos de manhã a Via-Sacra em Tarouca: partindo da capela do Senhor do Monte até ao Mosteiro de S. João de Tarouca, acompanhámos e meditámos os passos de Jesus.
Terminámos estes dias de especial encontro, oração e partilha, com a adoração da Santa Cruz, na Sé Catedral, onde é contemplado o troféu da vitória de Cristo, o madeiro da cruz de onde brotou a redenção do mundo.
Alimentados pela vivência comum dos grandes mistérios da nossa fé, dirigimo-nos para as nossas paróquias de origem, aguardando a vitória de Cristo sobre a morte, a sua Ressurreição gloriosa.

João Vingadas
in Voz de Lamego, ano 91/21, n.º 4603, 6 de abril de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147