Visita Pastoral de D. António Couto à paróquia de São João da Pesqueira

S. João da Pesqueira encontra-se no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo, onde nasce o famoso Vinho do Porto e vinhos de mesa de prestígio incomparável. As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história. Brindam, os visitantes, com a delícia e formosura de uma tela pintada e inacabada do humano com o Divino.

S. João da Pesqueira, orgulha-se de deter o Foral mais antigo de que há memória, anterior à criação da nacionalidade portuguesa (1055-1065). Terra dos Távoras, Marquês Soveral, Sande e Castro. Primeira região demarcada do mundo, criada por Sebastião José Carvalho e Melo (Marquês de Pombal). Ainda, hoje, podemos vislumbrar uma parte do Convento de frades terceiros regulares, da ordem de São Francisco, congregação do afeto da rainha D. Maria I. Possui o Santuário Senhor Salvador do Mundo, integrado na zona classificada, do séc. XVI. Quem o visita, compreende a experiência do humano e a beleza do Divino. Até ao séc. XIX, S. João da Pesqueira era constituída por 4 paróquias (S. Pedro, S. Tiago, Santa Maria e S. João).
S. João da Pesqueira é concelho com maior área classificada como Património Mundial, na Região Demarcada do Douro, e uns dos maiores produtores de vinho.

Foi com estas paisagens abençoadas e coroadas, transpondo a excelência da história de um povo, que no dia 11 de fevereiro, às 10h30, S. João da Pesqueira, um povo com história, deu as Boas Vindas ao Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto e ao Irmão Joaquim Fernandes. Foram recebidos à entrada dos Paços do Concelho, pelo Pároco, Srs. Presidente, Vice-Presidente e Vereadores da Câmara Municipal e Presidente da União de Freguesias de S. João da Pesqueira e Várzea de Trevões, funcionários e Conselho Económico. Depois da honrosa receção, dirigiram – se ao Salão Nobre da Câmara Municipal para sinalizar, simbolicamente, o início oficial da Visita Pastoral.

Depois da Câmara Municipal o Sr. Bispo visitou a sede da Junta, Museu do Vinho, finalizando a parte da manhã com a visita à GNR.  Durante a tarde começou por visitar os Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira, Tribunal, Conservatória do Registo Civil, Biblioteca Municipal, Universidade Vida Ativa (UVA), Museu Eduardo Tavares, Clubes de Caça e Pesca e Desportivo de S. João da Pesqueira, terminando a tarde com uma entrevista na Rádio Local Voz do Douro. O dia terminou com o encontro e jantar entre os elementos do Conselho Económico, Grupo Coral, Catequistas e o Sr. Bispo.

No dia 12, às 10h30, o Sr. Bispo iniciou a visita pastoral na Creche – Pesqueiramiga e Centro Escolar, terminando a manhã na escola E. B. 2, 3 e secundária de S. João da Pesqueira. Durante a tarde visitou as Finanças, Segurança Social, CTT, Escola Profissional do Alto Douro, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Adega Cooperativa Agrícola, terminando a tarde com a Eucaristia na Capela de Nossa Senhora do Rosário.

No dia 13, às 10h30, visitou o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e terminou a manhã na ERPI com a Eucaristia e Administração da Unção dos Doentes. Iniciou a tarde com a visita à CPCJ de S. João da Pesqueira, IPSS Bagos d’Ouro e Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira.  A partir das 15h00 visitou os doentes da comunidade de S. João Baptista, terminando o dia com a Eucaristia e Administração da Unção dos Doentes na Capela da Santa Casa da Misericórdia.

No dia 14, às 14h30, visitou a Capela de Nossa Senhora do Monte, Associação Peregrinar é o Lema e a partir das 15h30 visitou os doentes na comunidade de Santo António de Espinho. Foi com uma palavra amiga que terminou a visita a todos os doentes sendo bálsamo para os doentes e fragilizados, e sinal de esperança para aqueles que vivem horas e dias de maior angústia e dor. Às 18H30 realizou uma conferência sobre a Igreja Sinodal. No final do dia, jantou com os sacerdotes da Zona Pastoral de S. João da Pesqueira.

No dia 15, às 14h30, a Comunidade de Santo António de Espinho recebeu com alegria e esperança, a visita do Sr. Bispo para a Bênção das obras de Ampliação do Cemitério, descerramento da Placa das Obras de Requalificação, terminando com a Eucaristia e Dedicação do novo Altar na Capela de Santo António.

Terminada a Eucaristia, dirigiu – se para a igreja Matriz de S. João da Pesqueira, visitando as obras do Centro Pastoral Monsenhor José Gomes, partindo em procissão ao Cemitério, no qual, sufragou os que partiram, sendo sinal de esperança para os que ainda percorrem o presente.

Terminou o dia num belíssimo encontro com as Crianças e Crismandos da Paróquia, sendo sinal de paternidade para os mais pequenos e de amizade para os mais jovens. No dia 16, último dia da visita, os Crismandos aguardaram, com entusiasmo, a chegada do Sr. Bispo, junto ao edifício e Capela da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Pesqueira. Às 11:30 iniciou a procissão para a celebração da Eucaristia e a Administração do Sacramento do Crisma a 52 Jovens e adultos.
Terminada a celebração da Eucaristia a comunidade almoçou com o Sr. Bispo, esperando que tivesse presenciado a realidade desta comunidade, mas sobretudo, o que existe além de cada rosto e de cada coração desta comunidade.

Foi como Pastor, amigo e irmão, que se coloca à “frente”, no “meio” e “atrás”, misturando – se com o cheiro do seu rebanho, que nos obsequiou com o belo e profundo testemunho, sabedoria, partilha e perseverança.
O nosso muito obrigado, ao nosso Pastor, amigo e irmão.

Pe. Filipe Pereira, in Voz de Lamego, ano 90/13, n.º 4548, 26 de fevereiro de 2020