Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Ervedosa do Douro

No âmbito das visitas pastorais à Zonal Pastoral de São João da Pesqueira, teve lugar, do dia 2 ao dia 5 de janeiro, a Visita de D. António Couto à Paróquia de Ervedosa do Douro.

No dia 2, pelas 10 horas da manhã, o Sr. Bispo foi recebido na Junta de Freguesia pelas entidades na apresentação de cumprimentos; pelas 11 horas foi recebido no Palácio da Fantasia, momento em que as crianças cantaram uma música e lhe ofereceram uma rosa, visitando depois as instalações.

De seguida, D. António foi recebido pela Associação AIPIED. Visitou os utentes e ministrou o Sacramento da Santa Unção. Quis a mesma associação associar-se à visita do Sr. Bispo oferecendo o almoço.

Da parte de tarde, visitou as novas instalações do futuro Lar da freguesia.

No dia seguinte, 3 de janeiro, foi oportunidade para o Sr. Bispo se inteirar dos trabalhos agrícolas da comunidade, visitando a Quinta de Ventozelo, realizando-se aí o almoço. Da parte de tarde, visitou os Bombeiro Voluntários, a Cooperativa dos Olivicultores e o Clube da Caça e Pesca.

No dia 4 de janeiro, D. António encontrou-se com o grupo de catequese da infância, seguindo-se o encontro com o grupo dos crismandos. A concluir a manhã, o almoço.

Da parte de tarde, pelas 15 horas, teve lugar o encontro com os jovens e, pelas 17 horas, o momento da romagem ao cemitério, partindo Igreja Paroquial, para ali rezar pelos nossos antepassados.

No Domingo, dia 5 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, visitação e adoração dos Magos, o momento cimeiro desta Visita Pastoral. Pelas 13h30, junto do largo da Fonte Nova, recebemos festivamente o Sr. Bispo e com ele caminhamos em direção à Igreja Matriz. Na Eucaristia solene, a celebração do Sacramento do Crisma. Foram crismados 21 jovens aos quais o sr. Bispo pediu para se comprometerem e se identificarem mais com Jesus Cristo.

Seguiu-se o almoço compartilhado com toda a comunidade, marcando com este momento de convívio e confraternização, o encerramento da Visita Pastoral do nosso Bispo. Agradecemos a Deus a oportunidade de termos tido entre nós o Pastor diocesano, pela sua proximidade e simpatia, e, tal como prometeu rezar por nós, assim como nós rezaremos sempre por ele para que o Senhor o ilumine, sempre, no seu ministério episcopal ao serviço da Igreja que caminha na Diocese de Lamego com as suas 223 paróquias e com as gentes que as constituem.

 

Fátima Silva, in Voz de Lamego, ano 90/06, n.º 4541, 7 de janeiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147