Previous Next

Peregrinação – Convívio Fraterno a Tarouca

No passado Domingo, dia 21 de julho realizou-se em Tarouca, a nossa Peregrinação Conviva intitulada de “Cristo Vive – Somos o AGORA de Deus”. Esta atividade teve como intuito o convívio, reflexão e reencontro de todos os Convivas da nossa Diocese, que se tem vindo a realizar todos os anos, desde 2017.

E como o Domingo para nós é dia Santo e de estar com Deus, não nos poderíamos esquecer do nosso amigo que está sempre ao nosso lado. Sendo esse o principal motivo para que a nossa peregrinação se iniciasse na Igreja Matriz de Tarouca, pelas 10 horas da manhã, para serem feitos todos os ensaios antes da eucaristia começar, esta toda dinamizada pelos convivas da diocese de Lamego.

Após a Eucaristia, seguiram-se alguns momentos de convívio e animação, antes da nossa hora de almoço que, por sua vez, levou ao início desta nossa peregrinação. Esta iniciou-se na Igreja Matriz de Tarouca e terminou junto á Praia Fluvial de Mondim da Beira – Tarouca, tendo como passagem e paragem obrigatória a Capela do Senhor do Monte, bem como outros locais onde pudemos recuperar forças e refletir.

A nossa Peregrinação teve como mensagem e reflexão a “Quarta Exortação Apostólica do Papa Francisco aos jovens e a todo o povo de Deus”, em que analisamos e refletimos sobre a mensagem que o Papa Francisco quer que chegue aos jovens. Esta é uma carta que nos leva a “recordar as convicções da nossa fé” e que nos “alenta a crescer na santidade e no compromisso para a própria vocação”, bem como a refletir sobre os capítulos do livro (representados por cheiros diferentes, como o alecrim, o café, a alfazema, a canela, o eucalipto, a hortelã e o incenso) e que tantas vezes nos levam a pensar naquilo que somos para nós, para os outros e para Ele.

Na parte final desta nossa Peregrinação, rezamos um terço como agradecimento a Deus por nos guiar no caminho e na vida. E terminamos a peregrinação, a aproveitar as sombras da praia fluvial onde nos pudemos refrescar da caminhada e do calor que se fazia sentir nesta tarde de verão.

Agradeço a todos os que puderam estar presentes, em especial aos Convivas de Tarouca por nos terem recebido tão bem e terem preparado o nosso almoço e ajudado na realização da atividade, a todos os elementos que a organizaram e nos permitiram ter uma reflexão desta carta do Papa Francisco para os jovens. E por fim, deixo o convite a que numa próxima atividade do Convívio Fraterno da nossa Diocese, hajam mais elementos presentes e a espalhar aqueles abraços que só os “Laranjinhas” sabem dar.

 

Ana Patrícia Oliveira - (CF1362 - Paróquia de Resende),
in Voz de Lamego, ano 89/33, n.º 4520, 23 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147