Previous Next

Ordenação Presbiteral do Diogo Martinho

Tu és nada e tudo

 “Igreja de Lamego Chamada e Enviada em Missão”. Ao longo deste Ano Pastoral este foi o mote que orientou a vivência religiosa da nossa Diocese. Neste sentido no primeiro domingo de julho (dia 7), como já é habitual, na nossa Catedral celebrou-se mais um Ordenação Presbiteral, do Diácono Diogo Martinho. Esta celebração congregou diocesanos de diferentes comunidades paroquiais da nossa Diocese (salientando a participação de vários jovens). Teve a presença do clero diocesano de Lamego e de clero oriundo de outras dioceses (Bragança-Miranda, Guarda, Viana do Castelo e Viseu) como expressão de comunhão eclesial.

Nesse domingo a Igreja celebrou a alegria do envio dos setenta e dois discípulos. Sendo o momento mais propício para a nossa Diocese de Lamego, ser enriquecida com ministério presbiteral conferido ao Diácono Diogo Dias Martinho, filho de Maria Olinda Dias Martinho e de Manuel dos Santos Martinho, membro da comunidade paroquial de S. Pedro de Gosende (Castro Daire). Realizou o seu estágio diaconal sob a orientação dos padres Carlos Carvalho e Francisco Marques, nas seguintes paróquias: São Miguel das Antas, Nossa Senhora do Pranto de Aveloso, Santa da Cruz de Beselga, Senhora da Assunção do Ourozinho, São João Batista da Prova, Santa Maria Madalena do Seixo e São João Batista de Sernancelhe. O nosso bispo na homilia descreveu as várias características que devem fazer parte dos discípulos de Jesus, servindo de orientação para o neo presbítero como para a restante assembleia.

No final da celebração foram dirigidas ao neo presbítero algumas palavras: “Pe. Diogo ao longo do exercício e da vivência do teu ministério lembra-te das palavras sábias de St. Agostinho, nosso padroeiro diocesano secundário, cito: “Ó sacerdote, quem és tu? Não tens em ti a razão ser, pois vieste do nada; Não estás voltado para ti, porque é mediador para Deus; Não existis para ti, porque és esposo da Igreja; Não te pertences a ti, porque és servo de todos; Não és tu, porque és Cristo; Portanto o que és tu? Tu és nada e tudo, ó sacerdote!”. No final da celebração no claustro da Catedral o Pe. Diogo foi saudado afetuosamente pelos presentes. Neste dia de ordenação não se pode deixar de fazer uma referência às casas de formação dos nossos seminaristas: Seminário de Lamego e Seminário Interdiocesano de S. José, que acompanham os jovens ao longo do seu percurso vocacional.

Ao Padre Diogo desejamos as melhores felicidades e pedimos a intercessão de S. Sebastião e St. Agostinho (nossos padroeiros diocesanos) diante de Jesus, o Sumo-Sacerdote, pelos bons frutos do seu ministério presbiteral. Por fim, neste domingo a nossa Diocese exultou de alegria.



Pe. Ângelo Santos, DDP Vocacional,
in Voz de Lamego, ano 89/31, n.º 4518, 9 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147