Conselho Geral da Cáritas Portuguesa – Viana do Castelo, 5 a 7 de abril de 2019

Nos dias 05 a 07 de abril de 2018, reuniu, em Viana do Castelo, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Estiveram representadas 19 das Cáritas diocesanas que o constituem e foi saudada a nova direção da Cáritas Diocesana de Coimbra e também o presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, Pe. Bento Soares a participar neste Conselho pela primeira vez.

A responsabilidade inspiradora e sinal de esperança que é o trabalho da Cáritas, foi destacada pelo vereador Arq. Luís Nobre, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que acompanhou a sessão de abertura dos trabalhos. D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a presidir ao Conselho, sublinhou a importância do princípio da cooperação, que vem acompanhado do princípio da lealdade. “Renovar a frescura vocacional que todos os discípulos de Cristo necessitam para a sua missão” com estas palavras D. José deixou aos participantes uma mensagem de alento sem deixar de os desafiar a assumirem o compromisso de cuidar do seu espírito e de educar as comunidades cristãs para a partilhar dos bens.”

Neste Conselho esteve presente o secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, que trouxe aos participantes uma visão geral sobre o processo da implementação dos standards de gestão da Cáritas Internationalis. Foi destacada a importância da rede Cáritas, em todas as suas dimensões, aderir à implementação destas orientações globais como uma oportunidade de melhorar o trabalho ao nível da identidade e da transparência.

Foram apresentados os resultados do estudo “Cáritas Visão 360º”, proposto no Conselho Geral de novembro de 2018, que tinha como objetivo desenvolver um trabalho de diagnóstico sobre a perceção publica e interna da imagem da rede nacional Cáritas. À luz dos resultados deste estudo, o Conselho refletiu sobre a importância de promover a sua ação de forma transparente, clara e dando mais amplitude ao trabalho que é realizado nas suas diferentes áreas de intervenção. Foi sublinhada a necessidade da Cáritas, no seu todo, promover uma comunicação mais forte que a torne mais visível junto do publico em geral e de todos os que apoiam a sua ação.

Durante o ano de 2020 a rede nacional Cáritas vai ter como pano de fundo para as suas ações o tema “Cáritas é Amor”. Este tema será também trabalhado do ponto de vista da comunicação de modo a efetivar as recomendações apontadas no estudo “Cáritas Visão 360º”.

O Conselho debateu ainda aspetos relacionados com a metodologia e implementação das suas campanhas anuais, nomeadamente, a Semana Nacional Cáritas e a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz.

As diferentes Cáritas diocesanas tiveram oportunidade, neste Conselho de colocar em comum o trabalho que estão a realizar, numa lógica de partilha de boas práticas.

Foi prestada informação referente ao trabalho que está a ser realizado no âmbito do protocolo com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. “Caminhos de Liberdade” é o nome deste projeto que visa contribuir para a inclusão social de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão.

No mês de maio a Cáritas recebe a visita do Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Cáritas Internationalis que irá presidir à celebração do aniversário do 13 de Maio, no Santuário de Fátima. Foi apresentada a proposta de programa provisório desta visita.

O Conselho Geral da Cáritas recordou a situação vivida pela população de Moçambique. Sublinhou a importância de se colocar o olhar e os recursos no muito trabalho que está pela frente e a importância de se restaurar a esperança de todos os que foram vítimas do Ciclone Idai.

Foi aprovado o Relatório de Atividades de 2018 e as Contas de Exploração do Exercício Económico do ano de 2018.

O Conselho Geral da Cáritas encerrou com a celebração eucarística presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Viana do Castelo, 7 de abril de 2019