Previous Next

Conselho Geral da Cáritas Portuguesa – Viana do Castelo, 5 a 7 de abril de 2019

Nos dias 05 a 07 de abril de 2018, reuniu, em Viana do Castelo, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Estiveram representadas 19 das Cáritas diocesanas que o constituem e foi saudada a nova direção da Cáritas Diocesana de Coimbra e também o presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, Pe. Bento Soares a participar neste Conselho pela primeira vez.

A responsabilidade inspiradora e sinal de esperança que é o trabalho da Cáritas, foi destacada pelo vereador Arq. Luís Nobre, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que acompanhou a sessão de abertura dos trabalhos. D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a presidir ao Conselho, sublinhou a importância do princípio da cooperação, que vem acompanhado do princípio da lealdade. “Renovar a frescura vocacional que todos os discípulos de Cristo necessitam para a sua missão” com estas palavras D. José deixou aos participantes uma mensagem de alento sem deixar de os desafiar a assumirem o compromisso de cuidar do seu espírito e de educar as comunidades cristãs para a partilhar dos bens.”

Neste Conselho esteve presente o secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, que trouxe aos participantes uma visão geral sobre o processo da implementação dos standards de gestão da Cáritas Internationalis. Foi destacada a importância da rede Cáritas, em todas as suas dimensões, aderir à implementação destas orientações globais como uma oportunidade de melhorar o trabalho ao nível da identidade e da transparência.

Foram apresentados os resultados do estudo “Cáritas Visão 360º”, proposto no Conselho Geral de novembro de 2018, que tinha como objetivo desenvolver um trabalho de diagnóstico sobre a perceção publica e interna da imagem da rede nacional Cáritas. À luz dos resultados deste estudo, o Conselho refletiu sobre a importância de promover a sua ação de forma transparente, clara e dando mais amplitude ao trabalho que é realizado nas suas diferentes áreas de intervenção. Foi sublinhada a necessidade da Cáritas, no seu todo, promover uma comunicação mais forte que a torne mais visível junto do publico em geral e de todos os que apoiam a sua ação.

Durante o ano de 2020 a rede nacional Cáritas vai ter como pano de fundo para as suas ações o tema “Cáritas é Amor”. Este tema será também trabalhado do ponto de vista da comunicação de modo a efetivar as recomendações apontadas no estudo “Cáritas Visão 360º”.

O Conselho debateu ainda aspetos relacionados com a metodologia e implementação das suas campanhas anuais, nomeadamente, a Semana Nacional Cáritas e a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz.

As diferentes Cáritas diocesanas tiveram oportunidade, neste Conselho de colocar em comum o trabalho que estão a realizar, numa lógica de partilha de boas práticas.

Foi prestada informação referente ao trabalho que está a ser realizado no âmbito do protocolo com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. “Caminhos de Liberdade” é o nome deste projeto que visa contribuir para a inclusão social de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão.

No mês de maio a Cáritas recebe a visita do Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Cáritas Internationalis que irá presidir à celebração do aniversário do 13 de Maio, no Santuário de Fátima. Foi apresentada a proposta de programa provisório desta visita.

O Conselho Geral da Cáritas recordou a situação vivida pela população de Moçambique. Sublinhou a importância de se colocar o olhar e os recursos no muito trabalho que está pela frente e a importância de se restaurar a esperança de todos os que foram vítimas do Ciclone Idai.

Foi aprovado o Relatório de Atividades de 2018 e as Contas de Exploração do Exercício Económico do ano de 2018.

O Conselho Geral da Cáritas encerrou com a celebração eucarística presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.




Viana do Castelo, 7 de abril de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notícias Recentes

Ceia do Senhor

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147