Encontro Arciprestal de Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão

A paróquia de Santo Amaro de Alvite acolheu, no passado dia 2 de fevereiro, um encontro de Ministros Extraordinários  da Comunhão e de Leitores, aberto a todo o arciprestado de Moimenta da Beira, Tabuaço e Sernancelhe.

Depois da oração da manhã, o Pe. Jorge Giroto expôs alguns conteúdos relacionados com a liturgia, uma vez que os leitores e os ministros da comunhão exercem grande parte das suas funções dentro de uma celebração litúrgica. Desta forma podemos definir liturgia como a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração do Mistério Pascal, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é a ação de Cristo na Igreja. Percebemos ainda a liturgia como obra de Deus, bem como as dimensões da liturgia e o seu sentido. Foram ainda mencionados alguns riscos que devem ser evitados nas nossas celebrações.

Posteriormente, o Pe. Diamantino Alvaíde dirigiu aos presentes alguns conteúdos de cariz mais prático relativos ao ministério do leitor e do ministro extraordinário da comunhão. No que diz respeito aos primeiros deu-se importância ao lugar da proclamação da Palavra de Deus, à forma como se faz essa mesma proclamação e à escolha dos leitores. Frisou-se ainda a questão da preparação dos textos antes das celebrações. Relativamente aos ministros extraordinários da comunhão tocou-se em aspetos muito pertinentes, tais como o perfil do candidato (idoneidade; fé esclarecida; preparação doutrinal; comunhão eclesial; vida cristã integra), as suas funções, bem como algumas regras básicas. Trata-se de um ministério de carácter “extraordinário”, que só deverá ser exercido quando for necessário, por impedimento, ausência ou insuficiência dos ministros ordinários.

Após estes dois momentos de formação foi servido o almoço aos 30 participantes, no Centro Comunitário de Alvite. E passados alguns minutos das 15h concluímos o encontro com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Vítor Carreira, onde tivemos oportunidade de celebrar a Festa da Apresentação do Senhor, animada pelas crianças da catequese desta paróquia.

Certamente que todos partiram para as suas comunidades paroquiais mais esclarecidos e entusiasmados a dar continuidade à missão a que cada um é chamado a viver e testemunhar.

Pe. Vítor Carreira,
in Voz de Lamego, ano 89/109, n.º 4496, 5 de fevereiro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt