No passado dia 5 de janeiro, os seminaristas menores da nossa Diocese, juntamente com o seu formador, Pe. Ângelo, e a Ir. Claudina (da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição) dirigiram-se à paróquia de Santa Cruz de Alvarenga, na Zona Pastoral de Cinfães, para uma ação de promoção vocacional. Nesta paróquia pudemos reencontrar um antigo formador do Seminário, o Pe. Vasco Pedrinho, que nos acolheu com muito afeto, juntamente com os seus paroquianos.
Por volta das 16h00, participámos na Eucaristia, onde pudemos escutar um testemunho sincronizado com a liturgia da palavra da solenidade da Epifania do Senhor, no qual o Tiago nos falou sobre o nosso quotidiano e comparou a vida de um seminarista com a dos Reis Magos. Mais à frente assistimos a uma representação do presépio no qual participaram as crianças da catequese. Na parte final da celebração tivemos a oportunidade de ouvir o testemunho da Ir. Claudina sobre a sua vida missionária, principalmente em Guiné-Bissau (em tempos de guerra!), no qual destacou o auxílio de Deus na sua missão.
Após a Eucaristia fomos presenteados com lanche/convívio onde pudemos conhecer melhor as crianças da catequese e conviver com elas. Agradecemos desde já ao Pe. Vasco Pedrinho e aos seus paroquianos por tudo o afeto e carinho com o qual nos receberam e pelo trabalho que fizeram para que nos sentíssemos bem acolhidos.
José Miguel, Seminarista, 12º ano,
in Voz de Lamego, ano 89/06, n.º 4492, 8 de janeiro de 2019