Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Aveloso

A paróquia de Nossa Senhora do Pranto do Aveloso, no passado domingo, dia 9, vestiu-se de festa para receber a visita  pastoral do nosso bispo, D. António Couto.

Em terra de músicos, foi bonito sentir toda a gente afinada pelas mesmas notas dessa música sempre nova que é o Evangelho.
Do mais novo ao mais velhinho, num dia que parecia de primavera, todos esperaram a chegada do pastor na rua e o receberam com muita alegria, expressa na entrega de belas rosas brancas, por parte dos 11 jovens avelosenses que, de seguida, iriam receber o Crisma.

Passou-se à celebração da Eucaristia, na qual, cerca de 30 pessoas quiseram ainda receber a Santa Unção. O senhor bispo agradeceu a todos por tudo, especialmente aos dois jovens párocos, Francisco Marques e Carlos Carvalho. Este último, num pequeno discurso introdutório, lembrou que o Aveloso, terra devota a S.Brás, tinha sido, em tempos, local de férias do Bispo de Lamego, escolhido provavelmente pela beleza das encostas solarengas, a abundante caça que ali existia e a grande variedade de árvores de fruto que lá se dão.
Naquele clima de amizade, D. António lançou o repto a que sejamos como S. João Batista, que nos esvaziemos e façamos silêncio, tal como acontece no deserto, para que dentro de nós possa haver espaço para o Espírito de Deus nos percorrer e encher.

No fim, neste âmbito da caminhada para o Natal, foi entregue ao senhor bispo um pequeno presépio, de estilo contemporâneo, em cristal.
Houve ainda tempo para uma rumagem ao cemitério, onde se lembraram todos os avelosenses que já se encontram junto de Deus. Aí se aspergiu um pouco de água benta como sinal do batismo comum a todos, vivos e defuntos, que nos mantém sempre dentro do alcance de Deus.

Com a hora já avançada, houve tempo para o almoço onde, com o senhor bispo, estiveram alguns padres de paróquias vizinhas.

A visita pastoral à zona da Mêda terminou assim, naquele domingo, no Aveloso.

Diác. Diogo Martinho, in Voz de Lamego, ano 89/03, n.º 4489, 11 de dezembro de 2018