1O Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz

A Cáritas, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, lança, pelo 16º ano consecutivo, a iniciativa "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz". Uma ação focada na vivência mais verdadeira dos valores humanos e cristãos da celebração do Natal. É neste espírito que se pretende ajudar as pessoas em situação de carência. Esta Operação arranca, dado o seu significado, no 2º Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2017, para dar visibilidade aos pobres que exigem compromissos assumidos com determinação e verdade pelos poderes políticos e por cada cidadão, a nível pessoal e comunitário.

Ampliar o "grito" dos pobres é objetivo da missão da Cáritas: perante situações de desespero, vividas muitas vezes na solidão e na desilusão, é nossa missão responder e ser, para todos, uma oportunidade de esperança.
Para a Cáritas lançar esta iniciativa no Dia Mundial dos Pobres é uma forma de assumir o combate à pobreza na dimensão da justa partilha de bens, enaltecendo aqueles que são os seus protagonistas,por serem um exemplo de sobriedade, perseverança e coragem.

Para além das diversas atividades, durante os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 1€, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação.

Do total deverbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a ação de Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para um projeto internacional. Este ano estaremos a ajudar a Cáritas da Venezuela, através do projeto "Nutrir com Esperançan que tem como objetivo garantir o acesso à saúde e apoio nutricional a crianças até aos 5 anos e mulheres em situação de gravidez de risco.
A Cáritas mantem ainda a parceria com o Corpo Nacional de Escutas, na celebração nacional da "Luz da Paz de Belém", que este ano se celebra na Diocese da Guarda. Os Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes distribuem a Luz da Paz, acesa todos os anos na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. No ano de 2017 a Cáritas respondeu, em todo o país, a 138 635 pessoas que apresentaram as mais diversas situações relacionadas, principalmente, com a falta de rendjmento, desemprego e necessidades de saúde. Respondemos a situações de emergência
internacional e apoiamos cerca de 30 mil pessoas. Estamos atentos e intervimos na denúncia de situações de injustiça que condicionam a dignidade humana.

Contamos com a ajuda da sua comunidade porque a participação de todos é fundamental para podermos "responder" e ajudar a "libertar", como nos lembra o Papa Francisco, «Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres» (Evangelii Gaudium, 187).

Com os melhores cumprimentos,

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt