Jovens “invadem” o Paço Episcopal

No passado sábado, dia 13 de Outubro, os jovens da nossa Diocese de Lamego tiveram um encontro intitulado de “reSTART”. Esta atividade, preparada pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens, foi o ‘pontapé de saída’ das atividades juvenis deste Ano Pastoral 2018/2019.

Logo para começar, fomos recebidos com bastante entusiasmo e, através de algumas dinâmicas, pudémos conviver com os jovens das diferentes paróquias. Cantamos, dançamos, saltamos, abraçamos, partilhamos alegria e também alguns petiscos na hora de jantar.

Já com estômago aconchegado, era hora de prepararmos a "invasão" ao Paço Episcopal! Foram distribuídos lenços de várias cores e, em seguida, fomos divididos em vários grupos, de forma a que cada um elaborasse duas perguntas que, posteriormente, iriam ser colocadas ao Sr. D. António Couto... algumas questões ‘sérias’ e outras mais ‘divertidas’, de forma a estabelecermos um diálogo com ele e um momento de confraternização.

Estando tudo pronto, partimos para a casa do Sr. Bispo onde, humildemente, este nos abriu as portas e nos recebeu um a um. Para a maioria de nós, era a primeira vez que entrávamos naquele espaço e estávamos muito curiosos. Tivemos acesso direto para um grande hall de entrada e, curiosamente, o ambiente era descontraído e intimista: mantas e almofadas no chão, luzes e velas, panos coloridos e alguns cartazes juvenis, um puff vermelho ao centro e, no cimo das escadas, uma cruz feita com caixas de madeira.

Depois de estarmos instalados, e de termos assistido a uma encenação preparada pela equipa do DDPJ, era chegada a hora de fazermos as nossas questões! Tal como era esperado, o Sr. Bispo entrou no espírito e respondeu às perguntas colocadas pelos diferentes grupos, demonstrando-se à vontade connosco, disponível para ouvir as nossas inquietações e, divertido, alinhando nas nossas ‘interrogações matreiras’.

No final, depois da Oração de Envio, pudémos conviver mais um pouco e tirar algumas selfies com o nosso Bispo que, em seguida, teve a amabilidade de nos convidar a visitar a sua casa, mostrando-nos os vários compartimentos e falando-nos um pouco sobre os seus dias passados naquele local.

Foi notória, ao longo de toda a atividade, a sua postura descontraída e de abertura para com os jovens, o que facilitou o diálogo, tornando assim o ambiente agradável.

Poder-se-á concluir que este serão de sábado à noite foi diferente e especial para os mais de 90 jovens presentes, uma vez que sentimos que estávamos juntos pela mesma razão: preferimos estar na companhia do nosso Deus e assumir uma participação ativa na diocese, em vez de estarmos num café com os nossos amigos, como é habitual num fim de semana àquela hora.

Bruna Soares, Jovem de Avões, in Voz de Lamego ano 88/44, n.º 4481, 16 de outubro de 2018