Previous Next

Centro de Estudos Fé e Cultura

Centro de Estudos Fé e Cultura
Cada um tem uma missão
Cada um é uma missão

Nas vésperas do Dia Mundial das Missões e em pleno Ano Missionário, encontro com D. António Couto, no Seminário de Lamego, dia 19 deste mês, às 20h30, para dialogar sobre a missão que se é e que se tem.

Através da Nota Pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, os nossos bispos convidaram para a vivência de um Ano Missionário (outubro de 2018 - outubro de 2019). O convite foi motivado pelo anúncio do Papa Francisco, que decretou o mês de outubro de 2019 como um “Mês Missionário extraordinário”, para assinalar o centenário da promulgação da carta apostólica Maximum Illud, de Bento XV, um importante documento no impulsionar da Igreja para a missão.
Os bispos portugueses relembram que a acção missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja e desafiam os baptizados portugueses a passarem “de uma pastoral de mera conservação” a uma “pastoral decididamente missionária”, assumindo que o desejo de chegar a todos e de ir às periferias humanas, implica “correr riscos”.

Como discípulos chamados e enviados por Cristo, somos participantes do seu ministério e a missão só pode ter êxito com pessoas interiormente emocionadas e convencidas pela mensagem de Cristo. Os cristãos que vivem convictamente a sua fé conferem atrativo missionário à Igreja… Não somente temos uma mensagem para anunciar, mas nós próprios somos a mensagem.
Se assumimos, com o Papa Paulo VI, que “A Igreja existe para evangelizar”, interrogamo-nos sobre a maneira de propor a fé num contexto de grande indiferença religiosa e numa sociedade secularizada. Uma questão nem sempre livre de angústias…

O nosso tempo, marcado pelo progresso e por tantas conquistas, não se livra de ser também um tempo propício ao lamento e ao desencanto. O mesmo se passa dentro da Igreja, o que contrasta com a alegria que os batizados são convidados a protagonizar.
No entanto, as fadigas apostólicas não são de hoje, a indiferença não é nova e os sofrimentos são moeda corrente na história da Igreja.

Como podemos fazer com que as pessoas que encontramos experienciem um pouco do amor e da misericórdia de Deus? Como podemos dar testemunho da beleza do Evangelho através da nossa vida? Como podemos suscitar em outras pessoas o anseio de Deus, através da nossa existência e da nossa forma concreta de viver como cristãos? Como podemos contribuir para a construção e a configuração do futuro da Igreja, suscitando esperança e confiando plenamente em Deus?  

Cada um tem uma missão; cada um é uma missão.

Para abordar estas e outras questões, neste Ano Missionário, o Centro de Estudos Fé e Cultura convidou o nosso bispo, D. António Couto, para um encontro em jeito de tertúlia.

Decorrerá no auditório do Seminário de Lamego, pelas 20h30, do dia 19 deste mês. A iniciativa, que marca a abertura do ano, insere-se no âmbito do Curso Básico de Formação Religiosa que ali decorre.
A entrada é livre e aberta a todos. Apareça e participe!


P. Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 88/43, n.º 4480, 9 de outubro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147