Apresentação do Plano Pastoral Diocesano

Com o tema “Igreja” no horizonte pastoral da diocese de Lamego para os próximos três anos, iniciou-se oficialmente este ano pastoral, no passado dia 6 de Outubro. O tema específico para 2018-19 é: “Igreja de Lamego, chamada e enviada em missão”.

Os leigos e os padres foram chegando, e encheram o auditório do Seminário Maior de Lamego. Eram quase 10h, quando se deu início à oração da manhã. Passou-se à apresentação e aprendizagem do hino diocesano, para o próximo triénio. Escrito pelo Pe João António Teixeira e musicado pelo Pe Marcos Alvim, exprime cada um dos temas dos próximos três anos de planificação pastoral. O Pe Marcos fez questão de o ensinar aos presentes.

Imediatamente a seguir, foi-nos apresentado o logótipo, que dará rosto ao plano pastoral impresso e que aparecerá exposto em muitos lugares da nossa diocese. Da autoria do Pe Hermíno Lopes, foi ele quem no-lo apresentou e explicou o significado de cada um dos elementos que o constitui.

Tomou a palavra Dom António Couto, para nos apresentar e explanar a Carta Pastoral, por ele escrita, com toda profundidade, assertividade e cura pastoral que lhe são características naquilo que escreve.

Depois de um intervalo ligeiro, os trabalhos retomaram com a apresentação geral do plano pastoral. O Pe José Manuel Melo apresentou e explicou a meta geral, assim como os temas e objetivos para cada uma das diferentes alturas do ano. Do calendário geral, o Pe Diamantino Alvaíde relevou apenas três datas mais significativas, que dizem respeito a atividades de toda a diocese em conjunto.

De seguida houve espaço para cinco apresentações diferentes. Foi dada a palavra ao Pe Joaquim Dionísio, que fez um balanço do trabalho do Centro de Estudos Fé e Cultura, e manifestou a disponibilidade que esta escola tem para a formação em Lamego e para formação realizada em qualquer outro ponto da diocese, durante uma manhã, uma tarde ou uma noite.

A segunda intervenção foi do Departamento da Pastoral Familiar. O Coronel Seixas fez menção de quais são os objetivos concretos desta estrutura diocesana e destacou as atividades que irão realizar dentro e fora da diocese.

O terceiro inteveniente foi o Pe Luis Rafael, para dar a conhecer quais as intenções pastorais do Departamento da Pastoral dos Jovens, e quais as atividades pastorais de maior relevo, uma vez que os pormenores foram distribuídos aos presentes num panfleto.

O Pe João Carlos Morgado, enquanto responsável pelo Departamento dos Bens Culturais, destacou o trabalho que tem sido feito, manifestou o interesse deste departamento em continuar a ajudar nas diferentes obras da diocese e apresentou o programa do dia de formação que irá acontecer, sobre a conservação preventiva do património artístico da Igreja.

Por último, o Pe Ângelo Santos apresentou o conjunto das ações de sensibilização e discernimento que o Departamento da Pastoral Vocacional levará a efeito ao longo do ano. E apresentou ainda o boletim mensal do mesmo departamento.
Os trabalhos terminaram com a oração final de envio, por volta das 13h, seguindo-se o almoço servido no Seminário.

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 88/43, n.º 4480, 9 de outubro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt