Encontro Sacerdotal

Arciprestado da Mêda, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.

Nasceu lindo o dia 17 de setembro passado.
Os leitores da Voz de Lamego conhecem bem a beleza dos vinhedos que bordejam as encostas do Douro, lá para os lados do Pinhão. O que talvez não saibam é que foi esse o cenário do encontro sacerdotal do Arciprestado de Mêda, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa. E talvez não imaginem quão divertido e alegre pode ser um convívio de sacerdotes. O programa foi simples, bucólico até. Na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo fomos recebidos com a simpática hospitalidade das gentes da nossa terra. Visitámos a adega, percorremos os carreiros e experimentámos a azáfama de uma jornada de vindima. Ao fim da manhã, conhecemos as instalações hoteleiras daquela bela propriedade. E, claro, provámos os seus excelentes vinhos, brancos e tintos. Almoçámos, por fim, sob as parreiras de um terraço sobranceiro ao rio. Uma beleza.

Mais impressionante que as paisagens doureenses foi, porém, o ambiente do convívio sacerdotal. Tudo organizado pelos ilustres Arcipreste e Vice Arcipreste e com a presença maciça do clero arciprestal. Honraram-nos com a sua presença os Srs. Vigário Geral e Provigário Geral. Durante a visita à quinta, ouvia-se por vezes um grito bem-disposto, que interpretava os anseios de todos: “e beber?” Não pense o leitor que se tratava de uma tirada boémia. Era apenas a alegre provocação de um convívio de amigos. Mas afinal de que falam os sacerdotes quando se juntam para conviver? De histórias antigas, umas sérias, outras pitorescas. Foi um ramalhete sem fim de peripécias apostólicas dos que antes de nós pastorearam as paróquias que pela graça de Deus nos estão confiadas. É tão bom saber que muitos antes de nós serviram com zelo e alegria o Povo de Deus! No final ficou a gratidão por pertencer ao clero de Lamego e a beleza de um convívio de irmãos. Ficou, enfim, a alegria de ser padre e filho de Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Bernardo Maria, in Voz de Lamego, ano 88/41, n.º 4478, 25 de setembro de 2018