Previous Next

Festas de Nossa Senhora dos Remédios

As Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios já remontam a 1711. Mesmo antes de existir santuário (inaugurado em 1761), já se realizava a festa em honra da Padroeira de Lamego. Tudo terá começado com a novena, que ainda hoje se mantém, de 30 de agosto a 7 de setembro. Os peregrinos com muita devoção rumam madrugada adentro de todos os pontos da cidade e arredores à casa da Mãe! Para os Lamecenses a Senhora dos Remédios é muito mais do que apenas uma Santa no seu altar, é a Mãe de todas as horas, aquela a quem recorrem em todos os momentos e aquela que lhes pega ao colo e consola o pranto.

É simplesmente maravilhoso ver a devoção que todos aqueles que, antes das seis horas da manhã, se dirigem à casa da Mãe! Muitos são os rostos, diversas são as idades, mas todos com o mesmo propósito, agradecer à Mãe de Jesus e nossa Mãe, por mais um ano de graças. Ela a todos protege e a todos abençoa, só quem vive aqueles dias de oração sente o carinho e o acolhimento da Mãe, o nosso coração parece que incendeia com tanto Amor, que Ela nos dedica! No oitavo dia a Mãe deixa o seu Santuário e vem até à cidade visitar os seus filhos que fervorosamente a acompanham pelas ruas até à Igreja das Chagas, onde permanece até dia 8 de setembro, que é o dia principal da festa. Da parte da manhã, a celebração da santa Missa, no Santuário dos Remédios, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto. Da parte de tardes, a Majestosa Procissão de Triunfo que percorre as principais ruas da cidade, até ao Quartel, onde recebe as honras militares e posteriormente a Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios ruma ao Santuário, onde permanece com os olhos e o coração postos nos seus filhos!

A par da festa religiosa, desenrola-se em Lamego também um programa de animação na Avenida Alfredo de Sousa, realizando-se de 23 de agosto a 9 de setembro, no qual atuam diversos artistas para animar o dia-a-dia dos Lamecenses. Estas diversões diariamente enchem a cidade de luz e cor e muitos são aqueles que de fora vêm para animar as suas ruas que se encontram completamente engalanadas. A par dos concertos realiza-se no dia 6 de setembro a Grandiosa Marcha Luminosa, que consiste num desfile de carros alegóricos pelas principais ruas da cidade iluminando a noite com o brilho e a animação própria deste dia. No dia seguinte, 7 de setembro realiza-se a Batalhas da Flores que tal como no dia anterior faz desfilar pelas ruas da cidade os carros alegóricos, mas com uma pequena diferença, como é realizada de dia as luzes são substituídas por papelinhos de todas as cores, que dá a sensação de estarem a voar flores pelo ar. Neste mesmo dia, realiza-se a Grande Noite da Romaria, onde há arruadas por rusgas populares, cantigas ao desafio, bombos e concertinas. Esta noite é vulgarmente conhecida pelos lamecenses como “Noitada”, em que percorrem as ruas até ao sol nascer convivendo com os amigos de sempre e fazendo cumprir a tradição.

A festa termina no dia 9 de setembro com a sessão de Fogo Preso. Após a sessão do fogo piromusical, estouram fogo-de-artifício nos quatro cantos da cidade encerrando assim as Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios.
E mais um ano se passou e mais uma vez os lamecenses honraram da melhor maneira a sua Padroeira! Mas a melhor forma de honrar a Mãe é todos os dias vivermos segundo o seu exemplo de simplicidade e Amor, a cada dia façamos como Maria!

Susana Santos, in Voz de Lamego, ano 88/39, n.º 4476, 11 de setembro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147