Previous Next

Jovens da Diocese de Lamego em Peregrinação a Taizé

Durante os dias 3 a 13 de Agosto realizou-se a Peregrinação a Taizé organizada pelo DDPJ, Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego.
Taizé é uma pequena comunidade de irmãos que acolhe pessoas vindas de todas as partes do mundo, de todas as confissões cristãs e até com outras crenças religiosas. Nesta pequena colina situada na região de Borgonha os dias são marcados pelo espírito de simplicidade, partilha e comunhão com Deus.

Em cada dia somos todos convidados a participar com os irmãos em três orações: a de manhã e a do meio dia, que antecedem as refeições e a oração da noite, realizada ao final do jantar. Em cada uma delas o momento principal é o momento do Silêncio. É algo estranho de se dizer a esta sociedade que vive constantemente com ruídos de fundo, onde parar é quase uma missão impossível, onde há sempre um telemóvel a tocar, uma notícia para ouvir, onde o tempo para parar e escutar o Silêncio ocupa pouco espaço nas nossas vidas, ou quase nenhum.  Estes momentos nas orações proporcionam exatamente aquilo que muitas das vezes nos falta nas nossas vidas, o tempo para falar com Deus e escutar aquilo que Ele tem para nos dizer. Quantas vezes pedimos ao Senhor respostas às nossas inquietações? Quantas vezes Lhe damos a oportunidades d’Ele nos responder?  O segredo está em deixarmos que Ele nos fale ao coração. E Taizé recorda-nos da importância deste segredo.

Os dias são também preenchidos por reflexões bíblicas realizadas em grupos. Grupos formados por várias pessoas, de diferentes países e continentes. E este é mais um aspeto muito especial, a multiculturalidade em Taizé vive-se de um modo muito autêntico, apesar de todos sermos diferentes, aquele lugar torna essas diferenças em peças de um puzzle.

Todas as tarefas necessárias são realizadas por voluntários, aquelas que necessitam de mais cuidado e responsabilidade são atribuídas aqueles que já estão lá à alguns meses e as mais simples a pessoas como nós, que chegam para ficarem apenas uma semana.

No final da semana já estamos de tal modo tão embrenhados nesta rotina que a hora da partida nos envolve com um sentimento agridoce, por um lado a vontade de querer voltar a casa e por outro o sabermos que esse  regresso deixará para trás uma paz que o nosso dia a dia não nos proporciona, deixando assim a vontade de voltar.


Eliana Loureiro - Grupo de Jovens Gostas d’Orvalho,
in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147