Missa Nova do Padre Vitor Manuel Teixeira Carreira

Tal como anunciado, o novo sacerdote presidiu à celebração da Eucaristia na sua terra natal, habitualmente apelidada de “Missa Nova”. E foi em clima festivo que a paróquia de Queimadela acolheu e concelebrou com o mais recente membro do nosso presbitério.

Oito dias depois da ordenação, a paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Queimadela, na zona pastoral de Armamar, engalanou-se para acompanhar ao altar o Padre Vitor Carreira. A Eucaristia teve lugar na igreja matriz, mas os espaços envolventes foram devidamente decorados para o efeito, com destaque para os tapetes de flores no adro e o espaço onde decorreu o convívio pós-eucarístico, na zona de lazer, junto à antiga escola primária.

A acompanhar o neo-sacerdote esteve uma assembleia numerosa, onde não faltaram familiares e amigos, mais de duas dezenas de padres, responsáveis autárquicos e membros de diversas associações locais. Os cânticos litúrgicos foram singularmente entoados, como é seu timbre, pelo Grupo Coral Pietate, daquela paróquia.

Na homilia, o Pe. Vitor comentou os textos bíblicos do XIV Domingo do Tempo Comum, deixando uma palavra mais pessoal, de agradecimento, para o final da celebração. Mas antes desse momento, uma sua prima tomou a palavra para apresentar à assembleia o percurso de vida do Pe. Vitor, nomeadamente a sua inclinação para “imitar” os padres enquanto era criança e da sua vontade em seguir o caminho presbiteral.

O pároco, Cón. José Manuel Melo, teve algumas intervenções ao longo da celebração, nomeadamente para acolher e felicitar o novo sacerdote, garantir-lhe portas abertas e disponíveis. O tradicional gesto de beijar as mãos do novo sacerdote também se concretizou pós a bênção final.

Depois, o cortejo dirigiu-se para o referido espaço de lazer, onde uma mesa farta esperava todos para o habitual convívio destas ocasiões. De referir ainda que, neste trajecto, o novo padre foi acompanhado pela Fanfarra de Queimadela, da qual o Pe. Vitor fez parte e com quem desfilou e actuou ao longo de muitos anos.

O nosso jornal, mais uma vez, faz-se porta-voz de todos os diocesanos e felicita o Pe. Vitor Carreira, ao mesmo tempo que o convida a servir-se das suas páginas para ir dando notícias da sua missão pastoral. Parabéns, também, aos seus familiares e a toda a comunidade de Queimadela que o acompanhou e que tão bem preparou e viveu este dia de festa.

Pe. Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 88/32, n.º 4469, 10 de julho de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt