Previous Next

Vivências do Seminário Maior de Lamego

Admissões às ordens Sacras e Pré-Seminário

O Seminário Maior de Lamego, na passada sexta-feira, presenciou com enorme júbilo o ingresso às Ordens Sacras do seminarista João Pereira (IV ano de Teologia) e pelo Marco Cardoso (que faz caminho rumo ao diaconado permanente). Os seus percursos de vida são, de forma inequívoca, distintos, mas esta aproximação ao “altar” une-os ao mesmo Cristo, único Caminho que conduz ao Pai pelo Espírito numa relação de Amor.  

A celebração eucarística, presidida por D. António Couto (bispo de Lamego) e concelebrada por D. Jacinto Botelho (bispo emérito), pelas equipas formadoras do Seminário de Lamego e do Seminário Interdiocesano de São José, as respetivas comunidades e alguns familiares e amigos, foi o momento onde, de forma solene, a diocese (pela voz de D. António), os admitiu às Ordens Sacras.  

Encontro Vocacional

Além desta celebração marcar o aproximar dos dois do “Altar de Deus”, foi marco de início do último pré-seminário do ano 2017/18.  

Na homilia, D. António Couto destacou a banalização e descaracterização que a sociedade nos impõe quanto ao “amor”, fazendo uma breve analogia deste com “uma lata de conserva”, que usa e deita fora, incentivando a “que a nossa relação com Deus não seja efêmera, uma relação de bolso… descartável”. Desta forma, o nosso Bispo realçou que o Amor não é ambíguo, ou seja, não se confunde com as efémeras paixões, com que todos nós somos tentados no dia-a-dia. O Amor é análogo a um edifício, que tem como alicerce Deus e a sua fidelidade à Criação, em toda a criatura reside Deus mesmo que esta não o reconheça.  

A festa teve continuação com o jantar no qual se destacou o 25º aniversário presbiteral do Reitor do Seminário Maior de Lamego, Padre Joaquim Dionísio, a quem os seminaristas do Seminário de Lamego contemplaram com um presente simbólico e com merecida ovação.  

Por fim, e para concluir a noite, houve um momento lúdico entre a comunidade e os pré-seminaristas. Depois do acolhimento festivo por parte da comunidade, o pré-seminário desenrolou-se durante o sábado e domingo. No sábado, o dia começou com a oração litúrgica de laudes e missa. Neste dia, destacaram-se as ações de formação e encontros, assim como o passeio ao Santuário Nossa Senhora da Lapa, seguido de um agradável lanche e oração do terço na Paróquia de Vila da Ponte. Na chegada, o grupo de pré-seminaristas já se movia pelo Seminário de forma bem familiar e próxima aos seminaristas do SML, a qual nos permitiu assistirmos mais uma vez à ação de Deus, tornando-nos testemunhas do seu chamamento.

No domingo dia 27, os prés-seminaristas foram celebrar Eucaristia com o Pe. Vasco Pedrinho ao Convento de clausura da Irmãs Dominicanas, em Lamego. O pré-seminário terminou com o almoço.

Peregrinação Arciprestal

Na tarde de domingo, toda a comunidade do seminário participou, juntamente com todo o Arciprestado de Lamego, na peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego. A peregrinação começou na Sé Catedral, com uma procissão para o Santuário. Chegada a este, celebrou-se Eucaristia, na qual o nosso Bispo exortou-nos a “acolher o Mistério da Santíssima Trindade nos nossos corações” e lançou-nos o desafio de “amarmos todas as coisas, desde uma simples brisa até ao nosso próximo, pois tudo e todos somos criação de Deus”. Após a Eucaristia, procedeu-se ao descerramento de dois retratos na sala dos benfeitores daquele Santuário, os quais pertencem ao Padre Adriano Monteiro e ao Comissário daquela Irmandade, Doutor Manuel Teixeira. Após este ato seguiu-se um lanche de confraternização.

 

André  Nascimento e Ricardo Tavares, seminarista

in Voz de Lamego, ano 88/26, n.º 44592, 29 de maio de 2018

 

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147