Previous Next

Crisma na Paróquia da Sé

O dia 20 de Maio, Domingo de Pentecostes, foi dia de festa na Paróquia da Sé. 42 jovens provenientes das paróquias da Sé, Cepões, Ferreiros e Várzea da Serra receberam o sacramento da Confirmação, assumindo o seu compromisso como cristãos e recebendo o Espírito Santo que os guiará na sua caminhada como discípulos de Jesus.

Para estes jovens, a cerimónia de ontem representou o culminar de uma caminhada de preparação que os levou a conhecer os preceitos e doutrina da Igreja, mas, acima de tudo, a realidade de um Deus que os ama e acompanha a cada passo, chamando-os a ser sinal de esperança no mundo. É nesse sentido que, terminando o percurso de preparação, começa agora uma caminhada ainda maior de testemunhar o Evangelho com a sua vida, na família, escola, comunidade, onde quer que passem, sempre amparados pelo Espírito que lhes fala ao coração na “linguagem materna” que não precisa de tradução, mas que cada um entende perfeitamente, como referiu D. António Couto na cerimónia.

Os caminhos são muitos e nem sempre óbvios. Por isso, não poderia deixar de lembrar que nenhum destes jovens é chamado a caminhar sozinho. Estão todos convidados a juntar-se ao Grupo de Jovens da Sé, que sempre procurou acompanhá-los na sua preparação e que agora os recebe de braços abertos para caminhar em conjunto, quer para os ajudar nas encruzilhadas da vida, quer para acolher as graças que o Espírito Santo derramar sobre eles e que nos ajudarão a todos a percorrer os caminhos a que o Senhor nos chama.

Tiago Torres, in Voz de Lamego, ano 88/26, n.º 44592, 29 de maio de 2018