II GALA ESCUTISTA “PEGADAS’ 18”

No passado dia 23 de Março ocorreu a II Gala Escutista do Agrupamento CNE 140 de Lamego, no Auditório do Centro Paroquial de Almacave.

Pelo segundo ano consecutivo foi feita a homenagem e o assinalar dos que se distinguiram mas mais diversas modalidades, desde a área lúdica à prática das atividades escutistas.

Todos os prémios têm uma designação relativa à vida de Baden Powell, no que se refere aos momentos da sua vida e aos nomes que o identificavam por terras de África, onde viveu e morreu, pelo que a valorização torna-se ainda maior por parte de quem a recebe.

A vida quotidiana das várias dezenas de Escuteiros foi mostrada e evidenciada, nomeadamente a que diz respeito à solidariedade, na Recolha de alimentos para o Banco alimentar de Almacave, bem como na participação das atividades que dizem respeito à Paróquia e à diocese, onde as suas atividades passam pela participação nas Eucaristias, sendo acólitos vários deles, bem como no apoio nas procissões e eventos em que demonstram o seu ideal escutista de cariz religioso.

Foi grato ver a felicidade nos seus rostos ao receberem as “Pegadas” e diplomas face aos seus êxitos e conquistas ao longo do ano de 2017, o que vai servir de motivação e esforço para as ações de 2018.

Foi homenageado postumamente o pai do Lobito Dinis, falecido este ano, e que era um dos pais mais apoiantes do Grupo. Subiu ao palco para receber a homenagem o filho e a sua mãe, num momento de delicada emoção e carinho.

Como entidades oficiais foram homenageados o CTOE, pelo apoio que sempre presta ao CNE 140, tendo sido recebido pelo Sr Capitão Miranda e, ao Município de Lamego pelo apoio e cedência da Sede onde hoje os Escuteiros estão alojados e fazem as suas reuniões e atividades, que ocorreu no passado ano de 2017, galardão este recebido pela Vereadora da Cultura Ana Catarina Rocha, ali presente.

Em surpresa final foi homenageada a Chefe Joana Almeida, pelos diversos grupos de escuteiros pela sua ação em prol do desenvolvimento e coesão do grupo.

Passada que foi a meia-noite estava-se já em dia de aniversário do CNE 140 que, no dia 24 de Março, completou 89 anos de existência oficial em Lamego, tendo sido cantados os parabéns e, esperando-se que outros tantos anos venham para formar jovens responsáveis, conhecedores e respeitadores da Natureza e que saibam viver pelo ideal escutista.

Parabéns ao CNE 140 e a todos os seus elementos e que estejam sempre “Alerta” para servir o próximo.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 88/17, n.º 4454, 27 de março de 2018