Retiro para Agentes Pastorais

Como já é usual todos os anos, no início da quaresma, durante a manhã do passado dia 17 de Fevereiro, teve lugar no Seminário Maior de Lamego, o Retiro para Agentes Pastorais/Jornada de Oração, tal como previa o Plano Pastoral Diocesano, que contou com a presença de quatro dezenas de participantes de várias paróquias.

Embora o epíteto seja Retiro para Agentes Pastorais, esta ação, como não podia deixar de ser, é destinada a todos os que nele quisessem participar.

Foi uma manhã intensa de Oração comunitária com Santíssimo exposto e meditação da Palavra de Deus, que foram como que o aquecimento para uma reflexão individual profunda sob o lema “amados de Deus para amar”. Foi colocado à disposição dos presentes material de apoio, no sentido de ajudar ao aprofundamento e interiorização da nossa Fé.

Foi ainda administrado o Sacramento da Reconciliação aos que o desejaram fazer.

Na nossa caminhada terrena, tem que haver paragens como esta para certificação da nosso rota Cristológica e simultaneamente recuperarmos força interior para continuarmos a progredir com mais intensidade e coragem interiores.

A vivência desta manhã, em Oração, meditação e reconciliação, - em silêncio -, trouxe uma paz interior visível nos rostos dos presentes, ouvindo-se alguém dizer, já no final do encontro, que deveria perdurar por mais tempo, fazendo paralelo com a passagem evangélica do monte Tabor.

No final da manhã teve lugar o almoço.

Os responsáveis pela Pastoral Diocesana, acharam por bem que, este ano, esta Jornada de Oração fosse levada a efeito noutros arciprestados, indo ao encontro das pessoas que, pela distância ou pela falta de meios de comunicação, não poderiam deslocar-se á sede da Diocese. Assim aconteceu em Resende, Moimenta da Beira e Vila Nova de Foz Côa onde esteve presente o mesmo espírito de reflexão para uma melhor vivência da quaresma.

Sabemos o trabalho que uma actividade como esta dá aos organizadores, pelo que não podemos deixar de agradecer aos sacerdotes – Sr. Pe. Ângelo, Sr. Pe. João Carlos e Sr. Cónego Melo que nos prestigiaram com as belíssimas Orações e textos piamente escolhidos.

José Luis Morais, in Voz de Lamego, ano 88/12, n.º 4449, 20 de fevereiro de 2018