Igreja Matriz de Sande celebra 300 anos

A Paróquia de S. Tiago de Sande, do Arciprestado de Lamego, celebra, neste ano de 2018, trezentos anos da sua Igreja Matriz. A data que serve de referência é o ano de 1718, gravada numa porta lateral.

A paróquia é mais antiga. O Arquivo Distrital de Viseu, sobre a História Administrativa/Biográfica/Familiar da Paróquia de Sande (Lamego), diz que “o documento mais antigo que faz referência a esta freguesia é de 1251. Trata-se de um prazo feito pelo Cabido e Bispo de Lamego a João Pires, e sua mulher”.

O início das comemorações aconteceu no dia 07 de Janeiro, assinalado com uma sessão solene em que foi apresentada a fundamentação da efeméride e o que se pretende alcançar com as celebrações para vida cristã da comunidade, seguindo-se a celebração da missa dominical da Solenidade da Epifania.

A igreja Matriz é a Mestra da vida cristã comunitária, a Mãe dos filhos baptizados de Sande. Nela nasceram para a vida cristã, se fizeram membros da Igreja e co-responsáveis pela construção de um mundo melhor.

Olhando para a Igreja, vemos muito da história de Sande e a vida de gerações de irmãos que ali rezaram e dali levaram a fé, pelo testemunho cristão, a outras partes de Portugal e do mundo, particularmente pelos emigrantes do passado e do presente. Por ela, queremos honrar o passado, pela herança cristã recebida; viver o presente com todos os que partilham a mesma fé; construir o futuro, abrindo horizontes de comunhão com todos.

A frase “Igreja Matriz, sede e símbolo da unidade paroquial” marcará o ritmo celebrativo deste ano jubilar. Regista um traço que deve caracterizar os povos, as comunidades maiores ou mais pequenas, como sejam as famílias e as paróquias, que é o da união. Mas é também a formulação de um desejo: que os 300 anos da Igreja Matriz sirvam para que os cristãos de Sande se sintam convidados a construir uma comunidade briosa da sua história, suas gentes e costumes, a partir das famílias e das instituições religiosas e civis, delineando o presente e construindo o futuro com os valores humanos e cristãos.

P. José Francisco, in Voz de Lamego, ano 88/07, n.º 4444, 16 de janeiro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147