Previous Next

Visita pastoral em Vila da Ponte: testemunhos dos Crismados

Testemunho Matias
O dia de ontem foi um dia realmente feliz e que superou as minhas espectativas que tinha para o meu crisma, não só o dia de ontem mas também todo o tempo de preparação foi mágico e emocionante! Aprendi várias coisas com todos vocês durante este último mês e meio, que Deus estará sempre connosco independentemente de quem somos ou do que aconteça, saber amar mais e com cuidado e perdoar, nunca desistir e que não podemos deixar que o "bem" seja só uma palavra, porque isso pode mudar coisas! Com vocês também vi a Igreja de uma maneira diferente, como um sítio que pode pertencer a qualquer um, um sítio acolhedor e transformador. Cada momento, para mim, foi visto com carinho, desde as pequenas atividades e ensaios até ao grande dia! No crisma, para mim há sempre aquela ideia de renascer, de começar uma nova etapa com mais luz e propósito! Para mim, este caminho foi mostrou que o futuro não és fechado, as coisas podem mudar para melhor e que a minha história ainda está a ser escrita com mais amor do que dor! Ontem quando saí da igreja, como o crisma feito com pessoas que adoro, foi como se tivesse acendido uma chama dentro de mim que dizia: "Há tanto à tua espera. Não desistas de ti. Este não é um fim, é um início de um novo capítulo." O crisma pede-nos para caminharmos com coragem e liberdade com Deus e Jesus! Termos liberdade para amar sem limites, viver com autenticidade, não nos escondermos e confiar que Deus nos quer ver sempre felizes! Ontem eu vi o crisma como o final de alguma coisa, mas na realidade não o é, é o início de algo muito maior! TODOS TÊM O DIREITO DE VOAR! Obrigado por tornaram o crisma um momento tão especial e bonito! Cada momento que passamos todos juntos vai estar comigo como uma impressão digital no meu coração e dentro da chama do Espírito Santo que está a florescer dentro de mim! Foi um dia inesquecível onde todos realmente mudámos para melhor!

Com amor,
Matias

 

Testemunho Fabienne Machado
Chamo-me Fabienne Machado e, no dia 30 de novembro, fiz o meu Crisma. Ao chegar lá, em circunstância alguma estava calma. Durante a cerimónia, estive a pensar em todos os pecados que cometi durante a minha vida até agora (desde que me lembro, neste caso).
Ao aproximar-me do Sr. Bispo para receber o tão sagrado “par de asas”, pareceu que todas as minhas dúvidas e o peso que carregava há tanto tempo nos ombros tinham acabado de sair. Crismar-me foi uma das melhores fases da minha vida; renovei-me, e nesse dia tornei-me outra pessoa, com o espírito de transmitir a palavra de Deus a quem dela precisasse.
Ainda só passou um dia e sinto que a minha vida está prestes a mudar para melhor, em todos os sentidos possíveis e imagináveis.
Fazer o percurso até chegar ao “par de asas” foi como se estivesse a conectarme com Deus: comer num sítio aberto, à luz do dia, sentir o vento a bater no rosto e olhar para o céu; ter contacto — não diretamente, mas ao ouvir uma das Irmãs — fez-me refletir sobre como seria ser freira e como é o seu quotidiano; as perguntas que fizeram e as indecisões que tivemos… tudo isso nos esclareceu.
Hoje agradeço aos catequistas por nos terem dado a oportunidade de caminhar juntos com Deus até chegarmos ao “par de asas” sagrado.
A minha alma hoje está em paz. Está feito o crisma, e que venha o próximo desafio, para poder chegar ainda mais perto de Deus.

Um beijo grande,
Fabienne

 

Testemunho Mariana Soeiro
Viver o Crisma é uma experiência profunda, marcada por um sentimento de crescimento interior e de entrega voluntária à fé. O Crisma traz consigo um sopro de amor e esperança que nos acompanhará em todos os passos pelo resto da nossa vida. Esta celebração é muito mais do que apenas um dia especial; é o momento em que atingimos a maioridade na religião e, por fim, confirmamos e fortalecemos a nossa ligação ao Espírito Santo.
O dia de ontem ficará para sempre marcado como um dos momentos mais importantes da minha caminhada na fé, e é com o coração cheio que afirmo que sou uma das crismandas de Vila da Ponte de 2025. Durante a celebração, pude sentir algo em mim se abrir a Deus e receber todo o seu calor dentro de mim. Quando o bispo ungiu a minha testa com o óleo, senti-me chamada a crer na minha fé com mais verocidade e mais responsabilidade. Foi como se Deus me dissesse: “Confio em ti. Caminha comigo.”
Agora, sinto gratidão: por ter chegado aqui; por não ter desistido quando Deus testou a minha força com os seus desafios; por ter aprendido que a fé pode crescer quando apenas a aceitamos… Sendo assim, posso afirmar que para mim, viver o crisma foi sobre agradecer, aceitar e avançar com a alma mais preenchida. É uma bênção e uma responsabilidade que agora carrego com orgulho, mas principalmente, é um caminho iluminado que transforma a vida em todos os aspetos que importam.

 

Testemunho André Tomé
Eu tive um dia muito especial, principalmente no momento da oração dos fiéis, porquê? Porque, no momento de ir ler senti vergonha, mas logo senti como uma presença dentro de mim, a dar-me coragem. Fiquei feliz porque correu bem, uma prova que o Espírito Santo, estava a agir em mim.

 

Testemunho Diana
Ter vivido o dia de ontem não tem melhor sensação nem palavras suficientes, do que acreditar em Deus, foram momentos incríveis numa caminhada longa e com milhares de memórias e cheias de amizades no meio, ontem tivemos a oportunidade de poder acreditar em Deus e ter mais fé ainda, foi simplesmente lind e um dia que ficará para a memória, e agradecer por todos os momentos passados o longo dessa caminhada até a crisma.

 

in Voz de Lamego, ano 95/52, n.º 4829, de 3 de dezembro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147