Previous Next

XL Jornada Mundial da Juventude

“Vós também dareis testemunho, porque estais comigo”

No sábado, 22 de novembro, o DDPJ Lamego dinamizou, em Resende, o Dia Mundial da Juventude, este ano com o tema: “Vós também dareis testemunho, porque estais comigo" (Jo 15,27)
Este dia marcou o primeiro reencontro dos nossos jovens depois da experiência do Jubileu em Roma e é também o pontapé de saída para este ano pastoral, que culminará no Rejoice: Jornada Nacional da Juventude, que vai decorrer em Lamego, de 24 a 26 de julho.
A parte da manhã foi dedicada à oração e à reflexão sobre a mensagem do Papa Leão XIV para este dia, que os jovens foram chamados a resumir de forma criativa, com recurso a pequenos teatros. Tivemos também oportunidade de ouvir alguns testemunhos de jovens que viveram o Jubileu em Roma.
De tarde, os jovens foram enviados em Missão para diversos lugares de Resende: os lares da Santa Casa da Misericórdia e a Unidade de Cuidados Continuados, a visita aos doentes da paróquia, nas suas casas, e a catequese paroquial.

Nada melhor do que saber o que os próprios jovens têm a dizer sobre a experiência deste dia:

“O Dia Mundial da Juventude, em Resende, foi um lugar de encontro, partilha e de profunda gratidão. Vários jovens da nossa Diocese foram até Resende para darem o seu testemunho: devemos levar o Evangelho a todas as direções, a todas as pessoas. Nessa tarde levámos o Evangelho aos utentes dos cuidados continuados, onde conseguimos perceber que só a presença, uma única palavra, muda os dias daqueles idosos. A nossa alegria, partilha, retira um sorriso de cada um deles. Terminámos o dia a orar por todos eles.”
Mariana Pereira, Grupo de Jovens de Cepões

“Falar deste Dia Mundial da Juventude torna se algo muito fácil, e muito temos desde já a agradecer ao DDPJ por sempre nos proporcionarem grandes dias e grandes atividades. Mas em particular este dia marcou-me, pois foi um dia onde em apenas umas horas conseguimos ter tudo e obter respostas sobre muito do que devemos ser no dia a dia, começando de manhã com o Santíssimo exposto onde ficamos diante do Senhor e onde pudemos dar graças por toda a nossa vida. Mas como referi, é em momentos como estes que nos respondemos a perguntas do futuro e do dia a dia, relembrando que tal como diz Jesus, Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)
Não sendo assim, não vamos conseguir obter respostas, pois em momentos de oração onde não depositamos todo a nossa atenção e todo o nosso corpo, não iremos conseguir ter as nossas respostas.
Já da parte da tarde depois do almoço tivemos a preparar a catequese para certos anos, 5º, 6º e 7º. Foi um momento de alegria onde pudemos estar a falar com os meninos mais novos sobre como devemos ajudar-nos uns aos outros e que nem sempre devemos ter vergonha de nós mesmo e devemos assumir aquilo que somos.
Seguimos todos juntos para a Eucaristia final onde foi um prazer ver tantas crianças a frequentar a Eucaristia e ouvirem a palavra do Senhor.”
Francisco Loureiro, Grupo de Jovens da Sé

“No passado sábado partimos para Resende, onde nos juntámos aos jovens da nossa diocese para um dia cheio de partilha, amizade e fé. Com teatros, música e muita animação, recriámos de forma criativa excertos da mensagem do Papa para este Dia Mundial da Juventude.
À tarde, fomos enviados em missão para vários locais — lares, cuidados continuados, visitas a doentes e catequese. Foi um momento de grande entrega e renovação interior. Como um dos jovens disse: “Este dia foi um renascer de fé e amizade. Ouvir e ajudar o próximo encheu-me o coração. Não foi apenas um encontro da Diocese, foi um dia que guardarei para sempre.”
O grupo regressou feliz e com vontade de repetir a experiência.”
Sofia e Francisco, Grupo de Jovens de Tabuaço

“No Dia da Juventude, em Resende, vivi uma experiência profundamente enriquecedora. Depois de um início de manhã marcado pela oração, pela leitura de excertos da Carta do Papa e por um pequeno teatro preparado pelo grupo, seguiu-se o momento que mais me marcou: a visita ao Lar de Resende.
Ao chegarmos, fomos recebidos com muitos sorrisos e uma disponibilidade comovente. A nossa missão era simples, mas cheia de significado: conversar com os residentes e pedir-lhes uma intenção de oração. Acabei por falar com duas senhoras muito simpáticas, e cada encontro transformou-se numa verdadeira partilha de vida. Passei cerca de meia hora com cada uma, ouvindo histórias, memórias e desejos, e senti que a minha presença lhes trouxe alegria, mas, acima de tudo, foram elas que me tocaram com a sua serenidade, sabedoria e carinho.
Houve momentos de emoção, de riso e de uma paz difícil de descrever. No final da visita, cantámos umas músicas para eles, criando um ambiente de união e ternura que ficou na memória de todos. Recolher as intenções foi um gesto simbólico, mas cheio de sentido, que deu ainda mais força ao que vivemos.
Este dia fez-me perceber a importância dos pequenos gestos e o quanto a presença e a escuta podem transformar corações incluindo o meu.”
Lara Ribeiro, Grupo de Jovens de Penude

O DDPJ Lamego agradece profundamente todo o acolhimento da comunidade de Resende aos jovens da diocese, particularmente aos párocos, aos Gotas de Orvalho, aos catequistas, aos ministros extraordinários da comunhão que acompanharam a visita aos doentes e à Santa Casa da Misericórdia de Resende.

 

in Voz de Lamego, ano 95/51, n.º 4828, de 26 de novembro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147