Previous Next

Celebração do Crisma na Zona Pastoral de Cinfães

O sacramento da confirmação, também conhecido como crisma é um dos sete sacramentos. É neste sacramento tão importante que os cristãos confirmam as promessas do Batismo e recebem a força do Espírito Santo para viverem e espalharem a sua fé. Depois de muitas sessões de catequese, algumas reuniões, e já um longo caminho percorrido na fé, chegou o dia de nós, jovens da Zona Paroquial de Cinfães, sermos crismados, o dia onde ficamos ainda mais próximos de Deus.

Esta Eucaristia tão especial foi celebrada no dia 21 de setembro de 2025 na Igreja São João Baptista de Cinfães, pelas 16h. Contamos com a presença de jovens crismandos de vários cantos do concelho de Cinfães: Nespereira, Travanca, Souselo, Espadanedo, Tarouquela, Oliveira, Ferreiros, Piães, S. Cristóvão e Cinfães. Setenta e três jovens reunidos com o mesmo propósito: dar mais um passo importante na caminhada da fé.

Junto do nosso Bispo, Sr. D. António Couto, de todos os Srs. Padres, do coro, dos nossos padrinhos/madrinhas, da nossa família, e de toda a comunidade paroquial, nós, jovens vivemos um momento profundo de reflexão. Foi o momento de abrirmos o coração e, juntos, interiorizarmos Cristo.

Ao longo da Eucaristia vivemos vários momentos marcantes e que encheram o nosso coração de alegria, mas houve um, em especial, em que tudo se tornou mais real: o momento da unção.

No momento da unção, um a um, cada jovem aproximou-se do altar acompanhado pelo padrinho ou pela madrinha. O Sr. Bispo ungiu a testa de cada um com o santo óleo, traçando o sinal da cruz e disse: Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus. Ao que o crismando respondeu: Amém! O Sr. Bispo finalizou: A paz esteja contigo! E o crismando, em sinal de confirmação e fé, repetiu o que já tinha dito anteriormente: Amém.

Este pequeno instante foi um grande passo na nossa caminhada na vida cristã. Já não foram os nossos pais e padrinhos a responderem por nós, como o fizeram no nosso Batismo, mas sim nós mesmos, jovens dispostos a levar o amor de Cristo para onde formos.

Este dia foi também, para a grande maioria dos jovens presentes, uma bonita despedida. Uma despedida aos 10 anos de catequese. A conclusão de uma etapa. Saímos mais crescidos e com mais certezas daquilo que queremos para a nossa vida.

Agora aceitamos a missão de continuar a participar ativamente na vida cristã porque, como disse o Sr. Bispo: Nada acaba aqui. Tudo começa aqui!

Agradecemos ao Sr. D. António Couto, por ter confirmado a nossa fé e pelas suas sábias palavras; a todos os Srs. Padres presentes por nos guiarem com fé e dedicação durante a preparação e a celebração do Crisma; ás nossas catequistas, que ao longo de vários anos nos ajudaram, muito nos ensinaram, deixaram nos mais próximos de Cristo e de Deus e que tinham sempre uma palavra amiga quando tínhamos alguma adversidade; aos nossos padrinhos/madrinhas, que, a partir deste momento cumprem ainda um papel mais importante na nossa vida; á nossa família que foram os nossos primeiros catequistas; e a toda a comunidade paroquial, por terem vivido este momento tão especial connosco. Agradeço agora, pessoalmente, a todos os meus colegas por terem confiado em mim a função de escrever este texto.

Num mundo marcado por guerras, injustiças e sofrimento, acreditar e manter a fé nem sempre é fácil. O Crisma lembra nos que o Espírito Santo fortalece-nos e guia-nos, ajudando-nos a interiorizar Cristo e a levar a Sua luz por onde houver escuridão.

Tanto nós jovens como todos aqueles que acreditam nunca se esqueçam que é normal ter dúvidas e nem sempre estarmos certos do que queremos fazer, até porque, relembrando as palavras do Papa Francisco “Não tenham medo das dúvidas, porque elas não são sinal de falta de fé. Pelo contrário, as dúvidas são 'vitaminas da fé': ajudam a fortalecer a fé e a torná-la mais robusta.” Nunca se esqueçam que: “A igreja é para todos, todos, todos”.

A nós jovens, lembremo-nos que nós somos o amanhã e devemos sempre manter a esperança. Como disse o Papa Leão XIV: “…O mundo precisa de mensagens de esperança: vocês são essa mensagem e têm de continuar a dar esperança a todos.

Esperamos que todos sejam sempre sinais esperança do mundo”.

Que possamos continuar a ser sinais de esperança e que, agora fortalecidos pelo Espírito Santo, possamos ser luz e abrigo no meio do caos.

 

Carolina Santos (Cinfães), in Voz de Lamego, ano 95/43, n.º 4820, de 24 de setembro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.