No passado domingo o Cónego Manuel Leal iniciou o seu ministério como pároco da paróquia de São Silvestre de Britiande.
No adro da igreja foi recebido pelo Presidente da Junta de Freguesia, pela Comissão Fabriqueira e pelo povo de Deus que encheu a igreja.
Uma linda passadeira de flores e o estralejar de foguetes deram uma nota festiva ao acolhimento ao novo pároco.
Na celebração celebrou -se a Festa da Exaltação da Santa Cruz e recordou-se como a Eucaristia é memorial do mistério pascal de Cristo. Sublinhou-se a importância do sacerdócio ministerial para que não falte ao povo de Deus o tesouro da Eucaristia, como à santa Missa se tem referido o Papa Leão XIV que nesse dia completou setenta anos de vida.
Agradeceu-se o trabalho aqui desenvolvido pelo padre Germano e referiram-se as alterações demográficas e a diminuição do número de sacerdotes, como um desafio que nos interpela a todos e que deve mudar mentalidades e costumes para que se possa responder aos desafios do tempo presente.
Depois de ter sido apresentado o percurso pastoral do novo pároco e manifestada a gratidão da diocese por mais esta missão que lhe é confiada, tiveram lugar os ritos próprios de entrada de novo pároco.
No fim o padre Manuel manifestou a disponibilidade para o serviço que lhe foi pedido, apelou à colaboração dos novos paroquianos e manifestou o desejo de estar com as pessoas não apenas na igreja, mas nas suas casas, nas ruas da freguesia e na vida do povo.
Oxalá esta nova página da paróquia de Britiande seja marcada pela estabilidade e pelos necessários caminhos de renovação cristã.
Departamento para a Vida e Ministério dos Presbíteros, in Voz de Lamego, ano 95/42, n.º 4819, de 17 de setembro de 2025



