No passado dia 27 de julho, ocorreu a Visita Pastoral do Sr. D. António Couto à Paróquia de São Lourenço de Sarzedo, que teve como ponto central a Celebração da Eucaristia, com a administração do Sacramento da Confirmação a 11 jovens.
O ambiente sentido nos membros da comunidade era de festa e alegria, uma vez que já desde 2016, que esta paróquia não recebia o seu Pastor.
Acolhido à entrada da Igreja Paroquial pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, pelo Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Seixas, e por toda a comunidade, iniciamos a Eucaristia do 17.º Domingo do Tempo Comum.
Na homilia da celebração, o Sr. D. António, comentando o texto bíblico do Evangelho, exortou os fiéis a refletir sobre a oração, como “segredo mais profundo da vida de Jesus e da nossa vida”. Através do relato da oração do Pai Nosso, proposto por São Lucas, somos convidados também a pedir ao Senhor, que nos ensine a rezar, como os discípulos, e assim procurarmos aprofundar esta relação de intimidade com o Pai, orientando para Ele toda a nossa vida. Num tempo em que rezar parece uma perda de tempo, como seria fundamental voltar ao princípio, olhando para Jesus, modelo da oração, que não apenas reza, mas ensina a rezar.
Terminada a Celebração Eucarística, todos os presentes foram convidados a dirigirem-se para as instalações da Junta de Freguesia, onde foi servido um pequeno lanche, partilhando assim não apenas a refeição, mas a amizade e a alegria.
Gostaríamos de expressar, em nome da Paróquia de São Lourenço do Sarzedo, um profundo agradecimento ao Sr. D. António Couto pela simplicidade e alegria colocadas na Visita Pastoral a esta comunidade. Agradecemos a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo e o apoio do Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Seixas. E ainda à Comissão Fabriqueira, bem como a toda a comunidade paroquial, que se empenhou de forma tão dedicada para este acontecimento.
Pe. Vítor Carreira, in Voz de Lamego, ano 95/36, n.º 4812, de 30 de julho 2025