Previous Next

1Presente para nós! Jovens preparam-se para o Natal

No passado dia 16 de dezembro realizou-se em Vila Nova de Paiva mais um encontro organizado pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJ Lamego). Anteriormente haviam estado em Cinfães (25 de novembro) e em São João da Pesqueira (9 de dezembro).


Tendo como principal objetivo ajudar-nos a preparar para o Natal, dando-nos linhas orientadores para caminharmos durante o tempo do Advento, foi-nos proposto o tema “1 Presente para nós…”.
Após um acolhimento bastante animado e da Oração Inicial, havia uma surpresa preparada! Estava embrulhada e portanto, para que fosse possível prosseguir com a dinâmica, tivemos de a desembrulhar e tentar descobrir o que era. Deparamo-nos com umas tábuas de madeira, algumas ferramentas e um manual de instruçõ

es. Depois de unirmos todas as peças, o resultado final foi uma manjedoura em tamanho real, a qual permaneceu diante de nós durante todo o dia e nos fazia recordar que Jesus não nasceu num palácio mas num simples estábulo… na simplicidade.
Em seguida fomos desafiados a jogar ao “Quem quer um presente de Advento?”, (uma espécie de “Quem quer ser milionário?). É verdade que, normalmente, os presentes recebem-se no Natal e não no Advento! No entanto, de forma divertida, fomos aprendendo que o nosso Deus é tão generoso que nos oferece vários presentes durante este período preparatório: Personagens; Símbolos; Temáticas; Celebrações e até algumas curiosidades que nos estimulam a “endireitar as veredas” da nossa vida e nos vão fazendo desejar a chegada do grande dia.


Posto isto, a Equipa DDPJ, apresentou-nos a Parábola do Bom Samaritano com uma mensagem bastante clara: um jovem cristão deve fazer-se próximo dos outros! Num tempo em que cada vez mais se “pratica” a AUSÊNCIA, Deus pede-nos que marquemos pela PRESENÇA. Neste Natal nós podemos fazer a diferença, estando presentes.


Todos os dias somos bombardeados com notícias desoladoras de milhares de pessoas que vivem sozinhas; outras que vivem nas ruas; outras que passam fome, entre outras calamidades sociais, e se todos fizéssemos um exame interior veríamos que é muito fácil oferecer alguma felicidade a estas pessoas, como por exemplo dando-lhes um simples abraço.


Estamos habituados a ver o Menino Jesus nas Igrejas ou em nossas casas, mas porque não levar a Sua imagem às pessoas que vivem nos lares de idosos, aos doentes, aos que passam o Natal nos hospitais ou na prisão?
Nesta linha, fomos convidados a fazer silêncio durante alguns minutos e a viver um momento de reflexão individual intitulado “Lista de presentes”. Quais são os presentes que queremos mesmo pedir a Deus este ano?
Depois de reconfortarmos o estômago com um abundante almoço partilhado, retomamos as atividades e aprendemos uma música de Advento. Uma parte dessa música foi gravada para ser publicada nas redes sociais do DDPJ com uma contagem decrescente até ao dia de Natal!


Antes da Oração Final, todos tivemos a possibilidade construir uma mini-manjedoura. A realização dessa mini-lembrança fez com que refletíssemos que naquela simples manjedoura tinha sido colocado o melhor Presente que alguma vez Deus nos podia ter dado: o seu próprio filho! Nesta linha, constatamos que neste tempo do Advento também temos de fazer do nosso coração uma manjedoura: simples e disponível para acolher Jesus.
Todos nós certamente já ouvimos esta frase “O Natal é quando o Homem quiser!”, e é verdade. De facto, podemos fazer com que Jesus nasça na nossa vida sempre que nós quisermos, podemos fazer de qualquer dia um dia especial (dia de Natal), mas não convém que façamos do dia de Natal um dia qualquer. Devemos esperar ansiosamente por ele e prepará-lo.


Obrigado por nos terem proporcionado este dia. Depois deste encontro com Jesus, tal como os Reis Magos, não voltamos “pelo mesmo caminho”, não voltamos iguais para as nossas casas.

Beatriz Oliveira e Flávia Matos,
Jovens da Paróquia de Lalim
in Voz de Lamego, ano 87/55, n.º 4441, 19 de dezembro de 2017

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147