Previous Next

Penedono tem novo pároco

No Domingo, dia 6 de outubro, o Padre Amadeu, acompanhado pelo Pró-Vigário Geral, Pe. João Carlos, foi recebido na entrada da Igreja, pela Sr.ª Presidente da Câmara, Dr.ª Cristina Ferreira, a representante da União de Freguesias da Granja e Penedono, Sandra Barra, por crianças com um cartaz: "Bem-vindo Padre Amadeu", assim como ramos de flores que foram entregues aos dois.
Presentes um bom número de sacerdotes.

Após os ritos iniciais, foi lido um pequeno texto de boas vindas.

“Reverendíssimo Padre Amadeu, o seu nome significa ‘O que ama a Deus’, seja muito bem-vindo! Hoje, dia de são Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos, ele que também manifestou um amor intenso por Jesus e pelo Reino do Céu. Coincidência? Pensamos ser Providência Divina.

É com muita alegria… que a Comunidade Paroquial de Penedono, o recebe como Pároco e Pastor… A partir de agora, sinta-se como mais um membro de cada família desta Paróquia e, como tal, compartilhará as alegrias, as tristezas e os desafios do dia a dia. Cuidará de nós como o Bom Pastor que cuida e conhece cada ovelha do seu rebanho…

Sr. Padre Amadeu, os desafios são muitos, mas tenha a certeza de que nunca estará sozinho, carregaremos juntos a Cruz, que nos levará à alegria da unidade e da ressurreição.

Esta obra é de Deus! E Ele, só nos pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados… Sr. Padre Amadeu, agora esta é a sua comunidade! Seja bem-vindo entre nós e conte sempre connosco!”

Depois da proclamação do Evangelho, o reverendo Pe. Francisco Carvalho leu o documento de nomeação, para empossar o Pe. Amadeu neste espaço pastoral.

Na homilia, o Pe. João Carlos referiu que a Palavra de Deus proclamada nos fala que o mundo é belo, o homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus e que a impaciência dos homens destrói o que a paciência de Deus construiu. A preocupação de Jesus é que as pessoas sejam felizes. Questionou: qual é a função de um Padre? Deve ser sempre isto, há sempre futuro, não podemos desistir, devemos sempre reconstruir, porque Deus, quando a humanidade criou inimizade com Deus, não destruiu o mundo e criou um mundo novo, não, Deus amou de tal modo o mundo que enviou o seu Filho, para que todo aquele que acredita tenha a vida eterna.
No momento seguinte, a proclamação do credo, com o compromisso específico do Pe. Amadeu perante a Igreja e a comunidade. Foram-lhe, então, entregues as chaves da Igreja e do Sacrário.

Depois da oração final, a intervenção do Pe. Amadeu, da qual deixamos algumas notas:
“Se Deus quiser, vamos ter oportunidade de nos ouvir, de partilhar muitos momentos da nossa vida e hoje, aqui e agora, obrigo-me a dar duas ou três palavras e a primeira sem dúvida é uma palavra de gratidão, os meus amigos e paroquianos, que caminharam comigo ao longo de trinta anos… obrigo-me a ser grato, grato pela amabilidade e simpatia com que me receberam… Agradecer às Paróquias que ao longo destes trinta anos fizeram muito o que eu sou, a Trevões, a Castanheiro do Sul, à Espinhosa, a Várzea de Trevões e ao Pereiro; foram trinta anos de uma beleza extraordinária…

Quero agora cumprimentar de uma forma muito calorosa a Senhora Presidente da Câmara, Dr.ª Cristina, dizer-lhe que todas as Instituições que têm um bem fundamental, que é fazermos o bem, se nós assim fizermos estamos no caminho certo, pode contar comigo quando for necessário para fazermos o bem; olho também para a Sandra e o Sr. Abílio, estão os dois, em maioria, muito bem, contar convosco também nesta proximidade e a proximidade é termos que estar com aquele que mais precisa, contar com os Bombeiros, com as Escolas, com as Associações Desportivas, Culturais, no fundo com cada um de vós…

Não disse nada do que tinha escrito no discurso! Aproveito, agora, algo do que escrevi, citando uma frase de Harrison Ford: ‘Tu serás criticado, pelo que não és, pelo que imaginam que sejas, serás julgado pelas tuas ações, pelas tuas omissões e por aquilo que deixaste de realizar, falarão de ti, tanto pelas tuas palavras, como pelo teu silêncio, as tuas ações, as tuas escolhas, as tuas incertezas, serão sempre alvo de comentários, não importa, o quanto tentas agradar, sempre existirá o julgamento, portanto vive, mas vive, no final de tudo o que importa é seres fiel ao teu próprio caminho’. Queridos amigos de coração preenchido, hoje aqui quero ser fiel ao meu caminho e se o caminho que

Deus me propõe caminhar é este, passo a passo, vamos lá chegar”.

No final da celebração, um lanche oferecido pela União de Freguesias da Granja e Penedono.

 

Lúcia Lucas, in Voz de Lamego, ano 94/45, n.º 4773, de 9 de outubro de 2024.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.