Por terras de Penedono desceu o Espírito Santo

Foi por terras de Penedono que este fim de semana passou o nosso Bispo, Sr. D. António Couto para administrar o Sacramento da Confirmação a 32 jovens, provenientes das Paróquias, confiadas ao Padre José Miguel Almeida, pároco da Granja, da Sarzeda e de Penedono e vindos também das Paróquia de Ranhados e do Souto.

Desde setembro que estes jovens pontualmente se estavam a preparar para este momento que aconteceu no passado sábado dia 4 de maio. Na véspera o Sr. Bispo deslocou-se a Penedono para se encontrar com os jovens em preparação, e para lá de os conhecer, também os exortou e animou na vida cristã e no testemunho que todos devem dar. Como Mestre da palavra, que todos conhecemos, através de imagens e gestos bem simples, o Sr. Bispo explicou a estes jovens o Sacramento da Confirmação, o que lhes é pedido e acima de tudo o que lhes é dado por Deus, que de mãos estendidas sobre cada um deles, deixa cair tudo, tudo o que tem. Deus dá-nos tudo, nós somente devemos abrir as mãos para receber.

No sábado, dia 4, a tarde prometia chuva, ambiente escuro e algo frio, mas apenas no exterior, porque o interior da Igreja Paroquial de Penedono, irradiava luz, cor e calor. A receção ao Sr. Bispo foi calorosa, o ambiente era de festa e de acolhimento.

A cerimónia decorreu ao som dos cânticos e na escuta da Palavra de Deus, que o Sr. Bispo fez questão de explicar a todos o quanto Deus nos ama. A única palavra de Deus é Amor. E no momento certo da celebração, desceu o Espírito Santo sobre os 32 jovens que se dispuseram a recebê-l’O. Momento sempre de muita ansiedade e beleza que só a fé pode compreender e viver.

No fim da celebração trocaram-se palavra e gestos simbólicos de agradecimento e de alegria por este momento único, que marca não só a vida da Paróquia de S. Pedro de Penedono, mas de modo especial a vida destes jovens.
Como Pároco, a todos deixo também o meu reconhecimento e um obrigado ao Sr. Bispo por tudo o que nos trouxe de Deus e deixou cair sobre a nossa Paróquia.

Pe. José Miguel Almeida, in Voz de Lamego, ano 94/25, n.º 4753, de 8 de maio 2024.