Grupos corais em formação no Arciprestado do Alto Douro

Os Agentes Pastorais que colaboram, com os seus párocos nas comunidades, necessitam de formação para melhor desempenho nos seus serviços e ministérios.

Neste sentido, no passado dia 13 de abril, em S. João da Pesqueira, decorreu um encontro de formação para os grupos corais do Arciprestado do Alto Douro, organizado pelo Departamento de Música Sacra, da nossa diocese, e que foi orientado pelo diretor deste departamento, senhor Padre Marcos Alvim que focou a sua intervenção em dois temas: formação musical e canto dos salmos tão essenciais para uma intervenção digna dos nossos cantores nas celebrações litúrgicas.

A primeira parte centrou-se na formação musical, dando a conhecer as figuras musicais com os seus tempos correspondentes, os compassos e ritmos, leitura de partituras, acidentes musicais e direção de coros tendo em conta os compassos da melodia.

A segunda parte mais especifica para o canto dos salmos, em que o senhor Padre Marcos realçou a importância que este cântico tem na liturgia e que não deve ser substituído por qualquer outro. Tal como qualquer texto litúrgico, o salmo deve ser lido, meditado, rezado e bem cantado para que a assembleia possa “saborear” o sentido espiritual dessa Palavra de Deus.

Muito mais haveria para aprender nesta formação que, embora num tempo tão curto, foi bastante enriquecedora. Podemos perceber que quando a Música Sacra está ao serviço da Palavra, transforma, converte e cria um laço forte e único entre Deus e a assembleia e que, por esta razão, nunca serve de “adorno”, mas sim para darmos glória a Deus e santificação dos fiéis.

Bem-haja senhor Padre Marcos Alvim pela sua disponibilidade mas também pelo seu profundo conhecimento musical que nos transmitiu e aos párocos das diversas paróquias pelo convite que nos fizeram para estarmos presentes.

Esperamos que outros encontros aconteçam e que os grupos corais das diversas comunidades continuem a trilhar este caminho para que a Palavra de Deus possa também ser transmitida através do canto.

António Flávio Sequeira, in Voz de Lamego, ano 94/22, n.º 4750, de 17 de abril de 2024