Comunicado do Conselho de Presbíteros

No dia 24 de Novembro reuniu, no Seminário Maior, sob a presidência do nosso Bispo, o Conselho de Presbíteros da Diocese de Lamego.

Apropriando ao Presbitério Diocesano o lema do Plano Pastoral, “ Vai e faz tu também do mesmo modo”, os Sacerdotes deste Conselho pronunciaram-se sobre como cada Presbítero deverá cuidar do seu próprio ministério e ser, ao mesmo tempo, cuidador do ministério dos outros irmão sacerdotes, promovendo o indispensável acompanhamento humano e espiritual que cada sacerdote nos merece.

Este “cuidado” passa sempre pela manifestação e vivência do sentido de pertença à Diocese e ao seu Presbitério, através da prática da comunhão fraterna e pela consciência de que somos responsáveis uns pelos outros

Para levar à prática este desejo, pensou-se propor recolecções mensais como momentos fortes de vivência espiritual e de celebração do Sacramento da Penitência. Estes encontros ocorrerão no Seminário Maior de Lamego, em princípio, já a partir de Janeiro. Reforçou-se, igualmente, que os quatro dias sacerdotais arciprestais tenham uma vertente de uma maior formação espiritual e de convivência afectuosa. Apelou-se, também, à prática da fraternidade e da caridade sacerdotais, principalmente junto dos sacerdotes mais fragilizados no exercício do seu múnus pastoral e também à comunhão com a Igreja universal.

De modo a reforçar a importância da reflexão havida, o senhor Bispo lembrou-nos que Cristo nunca divide, antes convida à (re)união e apela à caridade presbiteral: "é importante que aproveitemos todas as oportunidades que temos para a vivência e promoção da comunhão com Deus e com os irmãos sacerdotes”.

P. António José Ferreira