Novena e Festa a Nossa Senhora do Refúgio

“Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria” (Papa Francisco).

De 25 de agosto a 2 de setembro teve lugar no Santuário da Nossa Senhora do Refúgio, na paróquia de São Pedro de Gosende - Castro Daire, a novena em honra da Virgem Maria presidida pelo reverendo padre Ângelo Santos.

O programa diário consistiu na recitação do terço por diferentes leigos de várias povoações, seguido de Eucaristia, tendo havido uma forte adesão e participação ativa dos fiéis. Nos dias 29 de agosto e 1 de setembro fez-se, também, a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.

“Alegria” foi o tema escolhido para a dinamização da novena. Ao longo dos nove dias, o pároco aprofundou cada uma das alegrias de Nossa Senhora:  a anunciação do Anjo; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus; a adoração dos Reis Magos; o encontro do Menino Jesus no Templo; a Ressurreição de Jesus, a descida do Espírito Santo e a sua Coroação no Céu.

No dia 3 de setembro decorreu a tradicional Feira Anual do Fôjo e a habitual Eucaristia Dominical. Devido às condições meteorológicas adversas, a Missa teve de ser celebrada no interior da capela, não tendo, contudo, demovido os devotos que aderiram em massa a esta celebração, embelezada pelo Grupo Coral Canticorum, de Tendais - Cinfães.

Para que tudo isto fosse possível, além do empenho do pároco, das acólitas e do mordomo do Santuário, houve também um forte contributo de voluntários, quer na dinamização do terço, leituras e cânticos; no embelezamento da capela e do andor; na gestão da qualidade do som; nos vários peditórios; na limpeza e preparação dos diferentes espaços; e a colaboração da Junta de Freguesia e da Autarquia Local.

Filipe Esteves, in Voz de Lamego, Ano 93/41, n.º 4721, de 13 de setembro de 2023