Campanha Internacional da Cáritas – “Partilhar a Viagem”

Vem e Partilha o teu Pão!
Semana de Ação Conjunta: 17 a 24 de Junho

No âmbito da Campanha da Cáritas Internationalis “Partilhar a Viagem” lançada pelo Papa Francisco,  e no seguimento da noticia já divulgada no jornal da VL da semana passada, a Cáritas Diocesana de Lamego anuiu ao convite endereçado pelo Santo Padre ao propiciar um momento de oração sobre a importância da Partilha, da Misericórdia e da Solidariedade.

Assim, no pretérito dia 17 de junho, na Eucaristia das 10 horas, na Sé Catedral de Lamego, Missa dedicada ao encerramento das atividades do ano pastoral na Paróquia, o Rev.  Cónego José Ferreira, na sua homilia abordou a temática da campanha, explicando o objetivo da mesma e reforçando a postura que todos devemos ter perante as pessoas que se cruzam connosco, independentemente da sua cultura, do seu status ou nacionalidade. Salientou a importância da oração do Pai Nosso, da Partilha do Pão, leu uma receita especial sobre o mesmo e salientou a mensagem aí contida, por forma a nos tornarmos melhores no nosso dia e dia e cada vez mais solidários.

No final, após o momento de Ação de Graças foi lida por todos a oração do Cardeal Luis Tagle, presidente da Cáritas Internationalis, que é uma prece por todos aqueles que são forçados a sair de suas casas e seus países.
Já nos Claustros, após a Eucaristia, decorreu um pequeno convívio e procedeu-se à distribuição a todos os presentes um saco alusivo à campanha, o qual continha três cartões (Oração do Pai Nosso, Mensagem do Papa Francisco, Oração do Cardeal Cardeal Luís Taglea, Receita do Pão da Partilha) e um Pão, enquanto alimento chave do símbolo da Partilha.

Finalmente apraz-nos salientar a presença da Dra. Filipa Abecassis, Responsável da Campanha, ao nível da Cáritas Portuguesa e pela coordenação da mesma com as diferentes Cáritas Diocesanas.

Cáritas Diocesana de Lamego, in Voz de Lamego, ano 88/29, n.º 4466, 19 de junho de 2018