Visita Pastoral de D. António em Armamar

O espaço pastoral confiado ao Pe. José António Pontes foi a geografia percorrida pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, num contato próximo com as comunidades, com os seus desafios e anseios.

A visita pastoral teve início no dia 1 de dezembro, com a celebração da Eucaristia em Travanca, onde o Sr. D. António foi recebido com galhardia e alegria. Entre as várias ideias que partilhou na sua homilia, o Sr. Bispo lembrou aos presentes que nunca esquecessem que Jesus Cristo caminha com cada um de nós, não abandonando a nossa vida e não nos deixa sozinhos.

Nesse mesmo dia, ao final da tarde, realizou-se o encontro com a maioria dos 110 jovens que, dois dias depois, receberiam o Sacramento do Crisma. Foi um encontro marcado pela simplicidade: os jovens começaram por dar as boas vindas ao Sr. D. António o qual, ao longo do encontro, procurou ilustrar os elementos mais significativos do Sacramento que lhes seria conferido na Eucaristia dominical.

No dia 2 de dezembro, foram as comunidades de Santiago, Vila Nova e Santa Cruz que receberam o Sr. Bispo de Lamego. Cada uma das celebrações Eucarísticas foi única, marcada pelo afeto mútuo, a alegria do acolhimento e momentos de boa disposição. Particularmente significativas foram as palavras pronunciadas à chegada do Sr. Bispo, junto da Capela de N. S. das Dores, em Santiago, onde os presentes também quiseram manifestar o seu apreço e gratidão ao Pe. José António Pontes.

Após cada uma das celebrações, seguiram-se convívios com as comunidades, que foram momentos belos de partilha.

A visita pastoral encerrou-se no dia 3 de dezembro, na Igreja Paroquial de Armamar. Sendo o primeiro Domingo do tempo de Advento, a celebração abriu com o início da construção do presépio que, na noite de Natal, será o símbolo visível do nascimento do Menino-Deus. Numa Igreja repleta, não só com os jovens que receberiam o Crisma, mas também com os seus padrinhos, familiares e demais membros da comunidade (onde também marcaram presença várias autoridades civis, com destaque para o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Armamar), o Sr. D. António fez questão de incentivar todos os presentes a uma vida mais cheia de Deus com as suas palavras ao comentar as leituras que a Liturgia propôs.

Em todos os locais por onde passou, o Sr. Bispo deixou vincada a sua gratidão ao Sr. Pe. José António Pontes e aos seus colaboradores pela sua dedicação e empenho na ação pastoral e missionária, e um vivo agradecimento a todos aqueles que preparam, com desvelo, tudo o que envolveu a visita pastoral às várias comunidades.

in Voz de Lamego, ano 94/05, n.º 4733, de 6 de dezembro de 2023.