O ritmo binário do salmo

O centro pastoral de Castro Daire, onde acorreram dezenas de participantes do arciprestado de Castro Daire/Vila Nova de Paiva, acolheu um momento de formação de música litúrgica, sobretudo por quem hoje exerce nas comunidades o ministério de leitor-cantor.

Pelas dez horas e trinta minutos do dia quatro do presente mês, sob a orientação do Rev. Pe. Marcos Alvim, a apresentação do tema deu início. Da primeira exposição, ficaram as notas espirituais que devem impor o ritmo interior daquele que exerce o ministério. Da exposição segunda, aprofundaram-se as notas de quem, com mestria e beleza de voz, o transmite aos outros, como que veiculando as notas daquele que as profere para os que são convidados a interiorizar e a repetir.

Assim, leitura prévia, meditação, oração e contemplação são requisitos para que o ministério seja bem exercido, v.g., cantar/proclamar o salmo de forma orante sem olvidar que está em diálogo com o próprio Deus. Os tempos destas notas espirituais não são impostos por semibreves ou semifusas mas sim pelo prolongamento de uma reflexão interior onde os compassos da pauta não têm métrica, as pausas se protelam e preconiza-se o salmo sem barra final.

Restabelecidos com a pausa, retomamos o ritmo e o compasso para acertarmos o tempo da pauta com a vontade de fazer melhor. Com exemplos práticos, esquemas simples e exercícios concretos, a música começou a fazer sentido e a leitura das notas começou a compor-se para soar uma melodia que, a quem nos ouvisse, pudesse enjeitar uma mensagem que, sem desafinações, era já de louvor a Deus.

Agradecendo a oportunidade, é desejo manifesto de todos proceder com estes ensinamentos, querendo levar e aperfeiçoar para valorização das nossas celebrações dominicais.

Pe. Jorge Henrique, in Voz de Lamego, ano 93/12, n.º 4692, 8 de fevereiro de 2023