Previous Next

Vila Cova à Coelheira e Pendilhe receberam o Pe. Jorge Saraiva

No passado dia 3 de outubro, o Padre Jorge Henrique Gomes Saraiva foi acolhido pelas suas duas novas Paróquias.

Pelas 11 horas foi a vez da tomada de posse na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pendilhe, entregue até esta data aos cuidados do Padre António Duarte.

Durante a missa dominical preparada para o efeito e presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Joaquim Rebelo, foi lido o Decreto de D. António Couto, Bispo de Lamego, que nomeia o P. Jorge para novo Pároco.

Cerca das 15h00 foi a vez de ser recebido na Paróquia de São João Batista de Vila Cova à Coelheira, entregue desde 28 de abril de 2019, ao Padre Valentim da Fonseca.

O Pe. Jorge, que se fazia acompanhar pelo Vigário Geral da Diocese e pelo Vice-Arcipreste de Castro Daire-Vila Nova de Paiva, foi saudado à porta da Igreja Matriz, dirigindo-se depois para a Sacristia. Seguiu-se uma solene e festiva Eucaristia presidida por Monsenhor Joaquim Dias Rebelo na qual concelebraram o novo pároco e cerca de uma dezena de Sacerdotes, entre os quais o Pároco cessante.

À entrada, o Grupo Coral (que primou com diversos cânticos executados a quatro vozes) entoou entusiasticamente o cântico, “Eu cuidarei das minhas ovelhas” apropriado à circunstância. No momento próprio foi lido o Decreto de nomeação pelo Vice-Arcipreste, após o que lhe foram entregues as chaves da Igreja, Residência Paroquial e do Sacrário.

Depois da Comunhão, foi lida uma mensagem de boas vindas, por um representante da paróquia, que a dado passo diz: “Em meados do século XIX, esta terra que hoje o recebe, deu um Padre à Paróquia de Ariz – O P. João Pereira Ramos, batizado nesta Igreja no dia 7 de setembro de 1833. Será caso para dizer que chegou a hora da Paróquia do Divino Espírito Santo de Ariz retribuir essa dádiva, sempre preciosa, porque é sempre precioso receber quem vem em nome do Senhor”.

Seguidamente, foram-lhe entregues lembranças pela Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, e pela Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira.

Ainda antes da Bênção Final, o novo pároco dirigiu-se às Entidades e Instituições presentes retribuindo e agradecendo os cumprimentos e as lembranças.  Seguidamente, apresentando-se à sua nova Paróquia, invocou o “principio dos 3 c’s - compreensão, compromisso e corresponsabilidade”, depois de ter lembrado que “há sempre um tempo de adaptação, que pode ser exigente no início, mas que com o tempo nos vamos conhecendo e aproveitando o melhor que temos para dar e para oferecer”.

Depois da Eucaristia o Conselho Económico ofereceu aos convidados e comunidade um bolo comemorativo da Tomada de Posse do P. Jorge Saraiva, acompanhado de um “Porto de Honra”.

Um dado curioso é que Vila Cova á Coelheira e Pendilhe, não obstante serem terras vizinhas, não consta que ao longo dos tempos tivessem partilhado alguma vez o mesmo Pároco.

 

Jorge Oliveira, in Voz de Lamego, ano 91/49, nº 4631, 3 de novembro de 2021

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147