Previous Next

Apresentação do Plano Pastoral Diocesano

O auditório do Seminário de Lamego voltou a encher-se, no passado sábado, dia 28 de Setembro, para ser apresentado o Plano Pastoral Diocesano para 2019/2020, e assim se desse oficialmente início ao novo ano pastoral na Diocese de Lamego.

Ao iniciar o segundo ano do triénio dedicado à Igreja, o tema que vai nortear o trabalho pastoral na nossa diocese é “Igreja de Lamego em caminho e em comunhão”. O que se pretende é que a Sinodalidade seja o ponto de partida e o ponto de chegada, e que durante o caminho ela se intensifique e paulatinamente a Igreja se vá tornando cada vez mais aquilo que é.

Como estava previsto no programa, a manhã começou com a oração matinal, pouco antes das 10h. Para dar início aos trabalhos foi distribuída a encadernação do Plano Pastoral e foi feita uma sucinta explicação da sua estrutura. Logo de seguida, o Pe Marcos Alvim, voltou a trazer à memória dos presentes o hino diocesano, dedicado a estes três anos.

A mais importante novidade do Plano chegou com a Carta Pastoral do nosso Bispo. Durante 45 minutos, D. António Couto fez uma exposição detalhada dos diferentes pontos e das mais relevantes diretrizes. Assim, deixou excelentemente realçada a ideia de que «o rosto sinodal da nossa Igreja» requer que aprendamos a «viver em modo de peregrinação, em modo de oração, em modo de comunhão, em modo de participação, em modo de conciliação, em modo de irmão» (nº1). E insistentemente vincada ficou a certeza de que «a sinodalidade não é um slogan ou uma moda, um acessório, uma coisa a fazer na Igreja. Não é mais uma coisa a fazer na Igreja, mas é a própria Igreja a fazer-se» (nº 5).

Após um relaxante intevalo, os trabalhos recomeçaram. O Pe Hemínio Lopes, autor do logótipo que traduz em imagem o tema pastoral do ano, fez a hermenêutica do mesmo. De uma forma muito clara explicou a razão de ser de cada um dos elementos e o significado no seu conjunto.

De seguida, foi dada a oportunidade ao Corpo Nacional de Escutas, à Cáritas Diocesana e ao Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens de fazerem uma exposição mais pormenorizada dos seus programas pastorais, das suas propostas e das suas linhas de orientação, em cada um dos seus âmbitos de ação.

Para terminar apresentação do Plano, a Equipa de Coordenação Pastoral Diocesana expôs as 4 atividades diocesanas de maior relevo. Primeiro foram apresentadas duas novas atividades que se realizarão pela primeira vez na nossa diocese: a Assembleia de Paróquias (partilha de experiências pastorais paroquiais) e o Encontro Diocesano de Movimentos Eclesiais. Depois foram apresentadas duas atividades que já vão ganhando tradição entre nós: o Retiro para Agentes Pastorais (no primeiro sábado da Quaresma) e o Dia da Família Diocesana, que este ano se realiza na Zona Pastoral de Armamar, no Santuário de São Domingos (Fontelo), no dia 27 de Junho.

Por último, fez-se a já habitual oração de envio, baseada na carta pastoral do Senhor Bispo, com a intervenção de representantes de todos os arciprestados da Diocese.



Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 89/41, n.º 4528, 1 de outubro de 2019


A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147