Previous Next

Jornada Diocesana da Juventude Fonte Arcada

Nos passados dias 17 e 18 de Maio teve lugar em Fonte Arcada, Sernancelhe, a XXXIV Jornada Diocesana da Juventude. Dois dias muito aguardados por todos os jovens da nossa Diocese, não apenas por ser um momento onde nos podemos reencontrar uns com os outros, mas por nos podermos encontrar todos juntos com Ele. Neste ano, ainda ao ritmo da Jornada Mundial da Juventude do Panamá, adotou-se o lema proposto pelo Papa Francisco: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra”.

Na sexta-feira realizou-se a habitual Vigília, numa tónica Vocacional, sendo organizada em colaboração com o Departamento Diocesano da Pastoral Vocacional e o Seminário de Lamego.

No sábado, o dia começou com o acolhimento dos vários grupos que iam chegando ao local e, de forma surpreendente, à nossa espera estava uma verdadeira banda musical constituída por alguns jovens músicos da zona pastoral de Sernancelhe e elementos da Equipa DDPJ que, mesmo tendo acordado cedo para preparar tudo, nos acolheram com muita energia e boa disposição.

Entretanto iniciámos a caminhada. Na primeira paragem desafiaram-nos a pensar no “Eis aqui…”. Estávamos ali na Jornada, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde e, por isso, fomos confrontados com uma realidade em que não costumamos pensar muito: somos jovens, somos saudáveis… acabamos por nos desleixar e não pensar muito na nossa saúde. No entanto, todos conhecemos pessoas que estão doentes, alguns deles partilham connosco a vida diariamente, precisando do nosso apoio. É nestas alturas mais delicadas que temos de dizer com mais firmeza o “eu estou aqui”.

Outro ponto marcante foi a segunda paragem da caminhada. Aí, olhando para uma faixa que nos remetia para “... a serva  do Senhor…” , fomos desafiados a classificar a nossa disponibilidade para com Deus e para com os outros. Será que somos como Maria e estamos disponíveis para qualquer desafio? Ou será que apenas andamos por ver andar os outros?

Depois disto, já na terceira paragem, refletimos sobre a última parte do lema desta JDJ: “... faça-se em mim segundo a Tua palavra”.  Pouco a pouco fomos percebendo que Deus tinha um sonho para a vida de Maria. Certamente ela teria alguns planos para a sua vida, mas decidiu confiar e dizer Sim ao sonho de Deus. Perante tal exemplo, fomos convidados a pensar na nossa vocação… naquilo que Ele sonha para a vida de cada um de nós.

Terminada a caminhada tivemos a oportunidade de poder passar pela Capela para estar em oração diante do Santíssimo e, em seguida, vivenciar vários workshops onde partilhámos momentos repletos de sabedoria e descontração.

Ao fim da manhã, todos reunidos num ambiente muito belo, celebramos a Eucaristia. Na sua homilia, o nosso Bispo pediu-nos que seguíssemos o exemplo de Maria e colocássemos a nossa juventude ao serviço de Deus.

Depois do almoço seguiu-se uma tarde repleta de animação. A par das brincadeiras no insuflável gigante, pudemos cantar, saltar e dançar ao ritmo de um fantástico concerto preparado por jovens da nossa Diocese, maioritariamente membros da Equipa DDPJ.

Quase a terminar a tarde, escutamos o Pe. Filipe Diniz, Diretor Nacional da Pastoral Juvenil, que nos felicitou pelo entusiasmo marcado pela simplicidade e, ao mesmo tempo, nos colocou com o olhar na JMJ 2022, que se vai realizar em Portugal.

Na Oração de Envio fomos envolvidos pelo tema do ano pastoral da nossa Diocese: somos jovens chamados e enviados em missão. E a missão de carregar a cruz até à sua zona pastoral para a próxima jornada foi entregue aos jovens da Zona Pastoral de Castro Daire.

Regressamos a casa cansados, mas com a caderneta repleta de “cromos” e o coração recheado deste Amor que constantemente nos desafia a cumprir algo maior.



Joana Santos, Arautos da Alegria – Tarouca
in Voz de Lamego, ano 89/24, n.º 4511, 21 de maio de 2019


A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147