Previous Next

D. António Couto presidiu à Missa do Galo na Sé de Lamego

Preparando os nossos espíritos para viver o Natal do Menino, a comunidade lamecense reuniu-se dia 22 na Sé de Lamego para participar num Concerto de Natal dinamizado pelos catequizandos da nossa paróquia.

Os Mistérios Gozosos foram magistralmente representados pelos jovens e crianças, acompanhados de cânticos natalícios interpretados pelo nosso coro infanto-juvenil e por jovens músicos.
Todos pudemos acompanhar os cânticos finais, dando asas à alegria que os nossos corações sentiam por estarmos ali, com os nossos irmãos na Fé a celebrar o Menino que nos fora enviado, e saímos de coração mais quente e reconfortado para a fria noite de Lamego.

Tal como todos os anos, os católicos de Lamego não prescindiram da participação na tradicional Missa do Galo, logo ao nascer do dia 25, para darem as boas vindas ao Menino Deus "em primeira mão"!

Foi presidida pelo nosso Bispo, Dom António Couto, concelebrada pelo pró Vigário, P. João Carlos e pelos párocos da Sé , P. Zé Ferreira e P. Marcos, e pelos párocos de Almacave, P. Zé Guedes e P. Abrunhosa.

À comunidade habitual juntaram-se muitos familiares e amigos ausentes durante o ano noutros pontos do país, mas que, de visita á sua terra e aos seus familiares nesta época festiva, fizeram questão de estar presentes junto dos seus nesta celebração tão especial.

Os acólitos da catequese, tal como já é tradição, marcaram presença, embelezando e dignificando ainda mais a Eucaristia e prestando valiosa ajuda aos seus colegas mais velhos.
O Coro da Catedral enriqueceu a celebração tornando-a ainda mais bela e emotiva.

No final todos tiveram oportunidade de reverenciar o Menino, beijando-O, uma das mais bonitas tradições desta quadra.
À saída, as conversas, acompanhadas de um cálice de vinho fino e aquecidas pelo madeiro que ardia no exterior, ajudaram a cimentar o espírito de comunidade que é o cerne do Cristianismo e que Lamego tão bem sabe viver.


Isilda Montenegro, in Voz de Lamego, ano 89/05, n.º 4491, 2 de janeiro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
7
8
9
10
11
23
25
26
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147