Previous Next

Projeto Catequético LIGAÇÕES, em Almacave

No dia 29 de setembro esteve presente, nas instalações do Centro Paroquial de Almacave, o Padre Rui Alberto, Diretor Editorial das Edições Salesianas, para apresentar o Projeto Catequético LIGAÇÕES.

Estando apenas publicados os materiais catequéticos para o 4º, 7º e 10º anos de catequese, pretendem as Edições contribuir para uma alargamento de escolha de materiais que possibilitem a variedade necessária para se dar resposta às necessidades dos dias de hoje.

Na presença de diversos catequistas de Almacave e de outras paróquias bem como de alguns sacerdotes foi iniciada a sessão com a apresentação de algumas dinâmicas motivadoras, que poderão servir de suporte à relação catequética com os catequizandos.

Sendo o objetivo principal da Catequese a formação, deve levar à transformação daqueles que são os destinatários, dando resposta adequada aos seus interesses e motivações e que se pretendem venham a ser os cristãos adultos de amanhã. Assim os instrumentos que o Catequista dispõe deverão ser adequados e adaptados a uma realidade que hoje se apresenta muito diferenciada.

O excesso de conteúdos hoje apreendidos levam muitos jovens a dizer “e que é que isso contribui para a minha felicidade?” questão esta que nos deve fazer refletir naquelas que deverão ser as áreas essenciais de abordagem, de forma a fazer entender que a essencialidade se centra em Jesus Cristo e na Sua Palavra.

Como referiu o Padre Rui Alberto, os Catequistas são “os únicos adultos grátis na vida dos catequizandos assumindo muitas funções: as de pais, psicólogos, amigos…” e, como tal têm um papel essencial na vida da nossa infância e juventude, devendo fazer com que os catequizandos levem para suas casas o que aprendem na sessão de Catequese, partilhando o que vivenciam junto das suas famílias.

Os materiais catequéticos apresentados têm um grafismo mais atraente e adequado às idades a que se destinam, bem como temas apresentados de uma forma dinâmica e motivadora e, acima de tudo estão já enquadrados na utilização de plataformas digitais que permitem a interação entre o catequista e os catequizandos on line, abordagens a assuntos e temáticas suportadas por ferramentas da web, e que poderão ser utilizados inclusive pelos dispositivos móveis (telemóveis, tablets), proporcionando novas práticas catequéticas.

Afinal uma experiência muito diferente…

A terminar o orientador da formação salientou o “Arriscar”, referindo que “o Catequista deve arriscar sempre porque Deus está com ele”

O agradecimento da Comunidade Paroquial às Edições Salesianas por esta partilha.


Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 88/42, n.º 4479, 2 de outubro de 2018


A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
4
5
6
7
8
10
11
12
13
15
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147