Previous Next

Jornada Diocesana da Juventude – passo a passo

Jornada Diocesana da Juventude – passo a passo

Vigília:
- A Jornada teve o seu início no dia 18 de Maio com a Vigília na Sé de Lamego.

Acolhimento:
No dia 19, a partir das 9h00, começaram a chegar os participantes. Vindos dos 4 cantos da nossa Diocese foram recebidos por alguns jovens que estavam responsáveis por fazer a recolha de alimentos para a Caritas diocesana. Em seguida os grupos foram encaminhados para um acolhimento musical onde puderam aprender cantar o refrão do hino da JDJ e realizar algumas dinâmicas.

Caminhada:
- A caminha teve 3 paragens

Paragem 1 – “Não temas…”
- Tendo como ponto de partida a “experiência” de Nossa Senhora, abordou-se a questão do “medo”.  De maneira a tornar esta temática mais dinâmica os jovens foram confrontados com a experiência do medo quando se depararam com várias caixas onde tinham de colocar a mão sem saber o que estava lá dentro. Foi um momento divertido e ao mesmo tempo intenso que preparou os jovens para, em seguida, já dentro da Igreja de Pretarouca, diante do Santíssimo, refletirem sobre os seus próprios medos e angústias.

Paragem 2 - “Maria”
- Os Jovens refletiram sobre a importância do nome, percebendo que para Deus cada um de nós é especial e único: temos nome, temos uma identidade, não somos apenas um número. Ele tem um projeto para cada um de nós. Nesta linha, cada jovem pode criar um “Bilhete de Identidade DDPJ Lamego”.

Paragem 3 - “Porque encontraste graça junto de Deus”
-  Chegados à terceira paragem, os jovens foram convidados a pensar na graça de Deus numa perspetiva mais juvenil. Na verdade, achar graça a alguém é encontrar qualidades nessa pessoa, achar essa pessoa especial (ex. “acho-te graça”). Maria era especial para Deus e nós também somos, também temos qualidades. Cada jovem foi desafiado a escrever uma qualidade sua numa pétala de cartolina que posteriormente foi colocada num saquinho do grupo.

Ao longo da ponte:
-  Depois de terem refletido em grupo sobre as 3 partes do tema desta jornada houve oportunidade para uma caminhada mais pessoal e introspetiva ao longo da ponte… Cada jovem fez esse percurso sozinho, auxiliado por um Exame de Consciência e com cartazes ao longo da ponte. No fim desse trajeto estavam vários sacerdotes a escutar os jovens que se queriam confessar.

Workshops:
    - Enquanto não chegava a hora da Eucaristia os grupos puderam passar por vários workshops: Caridade; Convívios Fraternos; JSF; Equipa DDPJ; Exército Português.

Eucaristia:
- Presidida pelo Sr. Bispo e animada pelos jovens do Arciprestado de Lamego.
- Houve uma ligação direta entre a caminhada e as dinâmicas criadas pelos jovens para a Eucaristia:  
Ato Penitencial – utilizando os papeis com os “medos” escritos pelos jovens na primeira paragem da caminhada, pedimos perdão a Deus pelas vezes em que, por medo, não arriscamos aceitar o seu projeto para o nosso dia a dia;
Ofertório: oferta de um placar no qual estavam colados todos os “B.I” dos jovens e onde se lia a palavra “JOVEM”.    
Ação de Graças:  cada grupo colocou o saquinho com as pétalas que continham as qualidades dos seus jovens numa flor que estava junto ao ícone de Nossa Senhora.

Almoço – Convívio;

Tarde dinâmica – Concerto da Banda Missio e Torre de Escalada (Exército);

Oração de Envio:
- Dinâmica relacionada com o tema do ano pastoral da diocese: representantes dos vários arciprestados formaram a palavra CARIDADE.
Vai… e entrega o Coração!
Vai… e vive com Alegria!
Vai… e anuncia o Ressuscitado!
Vai… e partilha com os Irmãos!
Vai… e visita os Doentes!
Vai… e não tenhas medo do Amanhã!
Vai… e faz a Diferença!
Vai… e, como Maria, sê mensageiro da Esperança!
Vai… e faz tu também do mesmo modo!
- Entrega da Cruz aos Jovens da Zona Pastoral de Sernancelhe

in Voz de Lamego, ano 88/25, n.º 44591, 22 de maio de 2018


A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147