Semana da Vida

13 a 20 de maio de 2018.

 
“Eutanásia: o que está em jogo”
 
A Semana da Vida corresponde a um pedido de S. João Paulo II que, aquando do encerramento do Sínodo da Europa, em 1991, propôs que a Igreja promovesse a celebração de um Dia ou uma Semana da Vida, todos os anos e em todos os países do mundo.

Os Bispos portugueses, em resposta a este apelo, decidiram, em Ano Internacional da Família – 1994 – instituir a Semana da Vida, na terceira semana de maio, o que aconteceu, pela primeira vez, de 15 a 22 de maio de 1994, e se tem repetido todos os anos, sob a organização da Comissão Episcopal competente para a área da Família.

A Semana da Vida tem lugar na semana em que ocorre o Dia Internacional da Família – 15 de maio – e vai do domingo anterior ao domingo seguinte. Neste ano decorrerá, portanto, de 13 a 20 de maio.

Nesta Semana da Vida, subordinada ao tema “Eutanásia: o que está em jogo?”, voltamos a esta problemática (retomando a nota pastoral da CEP, de 2016, sobre o assunto), para aprofundarmos o que está em causa, distinguirmos conceitos, conhecermos mais claramente o que a Igreja defende e propõe. Com as palavras do Papa Francisco, que servem de linha inspiradora: “Parece que hoje a criatura humana se encontra numa particular passagem da sua história que, num contexto inédito, se depara com as antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana, acerca da sua origem e do seu destino”.  

Porque é desejo de todos fazer a maior divulgação possível da Semana da Vida e, sobretudo, viver essa SEMANA com uma outra intensidade de luz e de amor, foi já distribuído às paróquias todo o material de apoio que foi disponibilizado à diocese (cartaz, desdobrável e pagela), bem como o documento de estudo e reflexão, elaborado por especialistas, aprovado e editado pela Conferência Episcopal Portuguesa, intitulado: “Eutanásia: o que está em jogo? – Contributos para um diálogo sereno e humanizador” (este documento pode ser também obtido no sítio da CEP: www.conferenciaepiscopal.pt).

Como foi referido, o objetivo é ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre a EUTANÁSIA, numa altura em que se pretende discutir a sua legalização no nosso país. Daí a importância de um vasto trabalho de esclarecimento que pode constituir esta Semana da Vida e para o qual todos somos chamados a dar o nosso contributo.  

Estamos disponíveis para outros eventuais esclarecimentos.

Pelo Departamento Diocesano da Pastoral Familiar, in Voz de Lamego, ano 88/23, n.º 44589, 8 de maio de 2018.

 


DOWNLOAD:
Oração pela vida (pdf)

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
4
5
6
7
8
10
11
12
13
15
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147