Previous Next

Solenidade de Nossa Senhora da Assunção em Pendilhe

Celebramos, a nível nacional e em muitos outros países, a Assunção de Nossa Senhora a 15 de agosto. Como é da tradição católica, vivemos nesta data a Assunção da Virgem Maria ao Céu, sendo que após a sua vida na terra foi elevada em Corpo e Alma até aos Céus para participar da glória de seu Filho, Jesus Cristo.

A Paróquia de Pendilhe - Vila Nova de Paiva tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção, facto que torna este acontecimento na festa anual mais vivenciada na paróquia e por todas as suas gentes.

As circunstâncias impostas pela pandemia com que todos nos deparamos, fazem com que este seja um ano atípico, obrigando à adaptação total das festividades de 2020 na Paróquia de Pendilhe.

A 6 de agosto deu-se início à tradicional novena, pregada pelo Cónego Joaquim Dionísio, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa. No passado dia 15 de agosto, realizou-se a Eucaristia Dominical presidida pelo pároco António Duarte e, seguidamente, o percurso da imagem de Nossa Senhora da Assunção pelo habitual trajeto da procissão em carrinha previamente preparada para o efeito.

Todas as cerimónias, realizadas no espaço exterior da Igreja Matriz de Pendilhe, foram organizadas pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção 2020 e animadas musicalmente pelo Grupo Cultural Católico Pendilhense.

Ainda que se tenha vivido a fé de uma forma muito aquém do desejado por todos, as medidas de segurança e distanciamento social foram respeitadas, sendo este um comportamento a valorizar e respeitar por todos para que em 2021 as celebrações tornem a realizar-se da forma que ao longo de muitos anos todos se recordam.



Grupo Cultural Católico Pendilhense,
in Voz de Lamego, ano 90/37, n.º 4572, 25 de agosto de 2020

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147