Previous Next

Visita Pastoral à Paróquia de São João Baptista de Prova

No dia 4 de novembro, domingo típico de outono, a paróquia de São João Baptista de Prova teve a honra de receber em visita pastoral o senhor Bispo D. António Couto.

Um grande entusiasmo e alegria eram visíveis nas expressões faciais de toda a comunidade que esperava com ansiedade a chegada do senhor Bispo, visto este se ter atrasado um pouco, por não ter encontrado o caminho certo, dizendo que a aldeia era longínqua e perdida no meio do nada, mas muito acolhedora.

Foi recebido junto à capela de São Domingos, situada no bonito largo da aldeia, onde um singelo ramo de flores foi entregue por um jovem em representação de toda a população. Sem hesitação, o Senhor Bispo, dirigindo-se a todos os presentes, agradeceu as alegres boas vindas.

De seguida, percorrendo as ruas embelezadas com bonitos tapetes de flores outonais, simbolizando a presença de Deus entre nós, dirigiu-se à Igreja Matriz acompanhado por todos os habitantes.

Iniciou a celebração eucarística, com o Senhor Bispo referiu a beleza da igreja e a sua antiguidade, agradecendo aos nossos antepassados por terem erguido tão bela Casa do Senhor e entregando-os ao Senhor neste altar. De seguida o padre Carlos, um dos párocos, deu as boas vindas ao senhor Bispo, referindo que o lema episcopal por ele escolhido, “Vejo um ramo de Amendoeira”, árvore que dá flor num inverno adormecido mas que desperta com belos frutos no verão, é símbolo do Amor que Deus espalha nos corações de todos.

Durante a Eucaristia, o senhor Bispo administrou o santo Sacramento do Crisma a oito jovens e a Santa Unção a alguns idosos e menos idosos.

Apesar da chuva e do frio, toda a cerimónia decorreu num ambiente de festa onde a fé e a devoção predominaram. Ao som dos cânticos entoados pelos instrumentos musicais e pelas vozes dos muitos devotos, foi evidente o amor a Deus nesta Casa do Senhor.

No momento de Ação de Graças, os jovens deixaram uma mensagem carinhosa tanto ao senhor Bispo, pela sua visita, como aos párocos e catequista que sempre os acompanharam com muito empenho e dedicação neste percurso religioso. Entregaram-lhes oferendas, algumas em nome dos crismados e outra em nome de toda a comunidade com alguns dos produtos específicos da região e da época.

A mensagem que ficou nos corações, onde Deus realmente toca, incidiu na importância do Amor de e a Deus como principal mandamento “Amar a Deus acima de todas as coisas com todo o nosso coração, com toda a alma, com todas as nossas forças assim como Amar o próximo como a nós mesmos”.


Dulcínia Gonçalves,
in Voz de Lamego, ano 88/47, n.º 4484, 6 de novembro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147