Previous Next

Visita Pastoral à paróquia de Santa Cruz, Beselga

“Anunciai a todos os povos as suas maravilhas.”

No domingo, dia 28 de outubro de 2018, a Paróquia da Beselga, concelho de Penedono, teve uma visita muito especial. Tivemos o privilégio de receber na nossa “casa” o Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto. Como um dos cânticos entoados durante a Eucaristia, veio anunciar aos povos as maravilhas do Senhor.

À visita dominical antecedeu-se uma semana preenchidíssima com visita à Beselga (Igreja, Capela do Divino Senhor dos Passos, Memorial da Devoção Ceireira). Assistiu ao vivo ao Serão de Junça, onde se produzem os artefactos cuja matéria-prima é esta planta. Visitou os nossos doentes bem como os da vizinha paróquia do Seixo e celebrou a Eucaristia, no Lar de Santa Cruz, onde também administrou a Santa Unção aos nossos idosos. Sexta-feira à noite reuniu com os cerca de vinte crismandos da Beselga, Seixo e Prova num momento de proximidade com estes jovens que deixaram transparecer o quanto foram tocados interiormente.

Mesmo com a mudança da hora, a Beselga não adormeceu e cedo se engalanou para receber o Sr. Bispo com belas passadeiras e lindíssimos artefactos de junça a enfeitar que tanto calor emprestaram a uma manhã gélida.

Como dia de festa que foi não podia faltar música e foguetes, de que tanto esta gente gosta. Foi recebido ao toque de música pelos jovens desta desta comunidade e da vizinha comunidade do Seixo que integram a banda filarmónica de Penedono e entoaram o Hino Pontifício.

A forma simples como abordou as pessoas, quer num simples sorriso, quer num cumprimento mais caloroso, quer utilizando o seu sentido de humor cativaram todos os presentes.

Foi recebido na Igreja pelos nossos Párocos, Sr. Padre Carlos e Sr. Padre Francisco, com um discurso de boas-vindas. De maneira simples e bastante emotiva a junça foi mote para este discurso. Fizeram um retrato conhecedor do sentir do povo da Beselga e das suas tradições, dando ênfase à generosidade demonstrada por esta comunidade paroquial.

Na homília, o Sr. Bispo anunciou a palavra de Deus e convidou-nos a estarmos atentos aos mais necessitados. Em resposta ao discurso de boas-vindas apelou que a generosidade desta comunidade continue a refletir-se em todos os domínios.

Crismaram-se 6 jovens Beselguenses. A estes jovens D. António Couto lembrou-lhes que a caminhada continua usando a metáfora “se algum se desviasse da procissão, o mais próximo devia guiá-lo para retornar à procissão”.

No final da Eucaristia os Crismados e a comunidade, representada pela Junta de Freguesia e Comissão de Festas, agradeceram ao Sr. Bispo a sua presença, oferecendo-lhe singelas lembranças a partir dos frutos do trabalho manual desta gente, nomeadamente junça e linho, tão do apreço de D. António . Agradeceu e, assim como nos convidou a visitar o Paço Episcopal,  casa de todos, também nós estaremos de portas abertas para o receber sempre.

Depois da celebração da Eucaristia, rumou-se ao cemitério, onde se fez uma pequena oração, lembrando todos os que ali repousam.

Muito obrigado por nos ter visitado e nos ter enchido o coração.


Nélia Oliveira, in Voz de Lamego, ano 88/46, n.º 4483, 30 de outubro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147