Previous Next

Encontro de cuidadores, cuidar com dignidade

Decorreu no passado sábado, dia 29 de setembro, o encontro de cuidadores, sob a temática “Cuidar com dignidade”, no Centro Paroquial de Almacave – Lamego.

Esta conferência surge como uma oportunidade de contacto para os cuidadores das diversas instituições, que apoiam e acolhem pessoas idosas. Enfermeiros, trabalhadores sociais, animadores, diretores de serviços e outros profissionais partilharam um pouco do seu saber, olhando para o CUIDAR como uma arte.
Contou com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, na área do envelhecimento, reflexão bioética e demência. Foram ainda abordadas temáticas como: saber lidar com a dor, sofrimento, luto e outras questões éticas inerentes ao final de vida.

Neste sentido, deve ser ponderada toda a história e experiência de vida do idoso, pois cada um tem o seu património insubstituível, tendo em conta o ser biopsicosociocultural, a pessoa continua com a sua própria identidade, independentemente da situação em que encontra.

Pode-se constatar que o encontro supramencionado constituiu uma mais-valia para aprofundar os conhecimentos nesta área e proporcionar a reflexão acerca dos dilemas éticos que se levantam no processo de cuidar. O processo de envelhecimento, e as patologias que lhe estão associadas, não constitui um problema, mas sim um desafio constante.

Drª. Nance Gomes – Diretora Técnica da Casa de São José

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.