Previous Next

Nossa Senhora da Lapa e a primeira Lei de Newton

“Todo o corpo permanece parado ou em movimento retilíneo uniforme a menos que uma força seja aplicada nele.”

É esta a primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia.
Que é que isto tem a ver com a Novena e Peregrinação anuais à Senhora da Lapa, que aconteceram desde o dia 1 a 10 do presente mês?
Bom, um dos epicentros das vidas dos peregrinos de Nossa Senhora da Lapa (sei-o por experiência) é a Novena e/ou a Peregrinação que acontecem entre os dias 1 a 9 e 10, respetivamente.
Pode parecer um paradoxo, mas a realidade é que os romeiros fazem-se refugiados naquela gruta, naquela lapa que oferece abrigo e, ao ali entrarem e pararem, os peregrinos encontram a tal força que os faz mover. Na maior agitação do dia-a-dia, (grande movimento externo) pode permanecer-se completamente imóvel interiormente. O povo, sábio, com consciência disso, ali ruma uma vez ou mais por ano, com canseiras para deixar debaixo da lapa. Assim se alivia, debaixo daquela lapa e ganha força para os caminhos apertados da vida. Esse povo, sábio, aprendeu que só avança quando descansa. Talvez nenhum dos mais de 70 peregrinos que estiveram assiduamente nos 9 dias da Novena, ou das centenas que estiveram na Peregrinação dia 10 saiba o que é a Lei da Inércia, mas, de facto, ali é-lhes aplicada uma força que os impulsiona para o resto do ano.
A Novena foi decorrendo na normalidade de todos os anos, em esquema de retiro aberto. A primeira parte (dia 1 a 5) foi orientada pelo padre Henrique da diocese da Guarda (Covilhã) e a segunda parte (dia 6 a 9) pelo nosso bispo emérito, D. Jacinto.
Quanto à peregrinação do dia 10 há a acrescentar que, devido à chuva, poucas das habituais procissões se levantaram e também a Eucaristia não se pôde celebrar no recinto habitual, mas antes dentro do santuário, sob a presidência de D. Jacinto. As regulares entidades de serviço e honra ali marcaram presença, com a novidade do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que, pelo canto, solenizou a celebração.
Que Nossa Senhora a todos aponte, nos estreitos caminhos da vida, a direção do Seu Filho.

Diogo Martinho¸ in Voz de Lamego, ano 88/28, n.º 4465, 12 de junho de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.