Previous Next

Apresentação da Associação das Guias e Escuteiros da Europa

Como movimento escutista, a Associação das Guias e Escuteiros da Europa – Portugal, fundamenta os seus métodos nos valores tradicionais definidos por Baden-Powell e alargados pelo Padre Sevin (fundador do escutismo católico), valorizando, à partida, como fundamentais três grandes aspetos desta pedagogia: prática dos valores cristãos segundo os preceitos da Igreja Católica, separação efetiva, em atividades, do sector guidista (feminino) do sector escutista (masculino) - sendo por isso seguidores da chamada educação paralela e por fim prática efetiva da vivência internacional, sobretudo na vertente europeia da relação de proximidade com outras associações nacionais que integram a Federação do Escutismo Europeu (Organismo reconhecido pelo Concelho da Europa). A Associação das Guias e Escuteiros da Europa visa, assim, reunir numa mesma comunhão de fé e de oração todas as pessoas que em Portugal e na Europa pretendem viver em consonância com as três grandes linhas de ação que se referem.
 
Consciente da grande responsabilidade que assume publicamente, a Associação compromete-se a realizar um trabalho especialmente orientado para a formação da juventude de Portugal e da Europa segundo os valores do cristianismo, da civilização europeia e os interesses das famílias. Sabedora que a partilha de conhecimentos e troca de experiências são cada vez mais importantes num mundo onde a informação é vital para o desenvolvimento, compromete-se esta Associação a fazer chegar junto das famílias especialmente, e dos vários organismos em geral, todas as informações cuja utilidade seja manifesta.

A Associação está dividida por escalões etários. Deste modo, dos 8 aos 12 existem os Lobitos e as Lobitas, dos 12 aos 17, os Escuteiros e as Guias, e dos 17 em diante, os Caminheiros e Guias Mais-Velhas.

A sede nacional situa-se em Moimenta da Beira, local onde foi fundada em 1978.

No próximo ano 2019, a Associação completa 40 anos de existência em Portugal. E vão ser levadas a cabo várias atividades para celebrar esta data importante, nomeadamente Campos Nacionais, entre outras iniciativas.

Se tens vontade de te juntar a nós, contata-nos através do facebook e visita a nossa página www.escuteirosdaeuropa.org. Podes encontrar-nos na Diocese de Lamego (paróquias de Arcozelo (Moimenta da Beira); Tabuaço e Lapa (Sernancelhe) e na Diocese de Lisboa (paróquia de Massamá, paróquia de Caneças e Lisboa). Esperamos por ti!

 

Dulce Santos, JD, in Voz de Lamego, ano 88/27, n.º 4464, 5 de junho de 2018

 

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147