Inauguração do Largo P. Manuel Rodrigues Brás

No passado domingo, 26 de novembro, numa cerimónia simples, Magueija quis honrar o seu antigo pároco, requalificar um espaço comum e facilitar o estacionamento a quem visita o cemitério e participa nos atos de culto. Tudo isso graças às obras efetuadas pela Junta de Freguesia, no lugar de S. Tiago, no antigo logradouro da residência paroquial e numa eira contígua. Para lá do povo de Magueija e suas autoridades, estiveram também presentes D. António Couto, que presidiu à eucaristia dominical e à bênção do agora denominado “Largo P. Manuel Rodrigues Brás”, e o Presidente da Câmara, Dr. Ângelo Moura.

No final da eucaristia, o pároco, P. Hermínio Lopes, proferiu as seguintes palavras:

“Hoje é dia de homenagem, de memória e de gratidão. A presença do Sr. Bispo, a comparência das autoridades civis e a união fraterna de todos os que aqui se reúnem à volta do altar, manifestam a honra, o louvor e o reconhecimento de uma vida dedicada ao serviço deste povo de Magueija.

Enviado como pároco, o Sr. Padre Manuel Rodrigues Brás, aqui serviu e daqui partiu, não para outra terra ou lugar, mas para a eterna morada daqueles que se dedicam ao próximo com zelo, simplicidade e verdadeira amizade.

Estas são as qualidades que queremos recordar, honrar e perpetuar. A nobreza de carácter de um homem bom que sabia anunciar e sobretudo testemunhar o programa de vida proposto por Jesus. Um homem simples que soube percorrer, com o Povo de Deus, os caminhos da história e da vida, acolhendo como dom a vida que ia nascendo, amparando a vida que ia crescendo, iluminando as decisões complexas que iam surgindo em horas de juventude, abençoando o amor das famílias, dinamizando pastoralmente a comunidade, amparando os mais doentes e idosos e rezando e acompanhando os que Deus a Si ia chamando.

Durante mais de 50 anos, teve a alegria de a muitos ver nascer, de os ajudar a crescer e de os ensinar a viver. Hoje não temos a sua presença, mas temos o seu testemunho. Somos um povo agradecido e honrado. Esta homenagem feita com a inauguração do largo que recebe o seu nome manifesta a gratidão e a vontade firme de ser como ele (P. Brás): Homens de fé sólida, de esperança firme e de diligente caridade.

Agradecemos todo o empenho, toda a generosidade e toda a boa vontade da Junta de Freguesia que lançou mãos ao trabalho, proporcionando à comunidade um novo espaço de estacionamento junto à igreja e ao cemitério. Esta obra não tem apenas em vista o benefício comum de um espaço físico, mas é sobretudo uma oportunidade de reconhecer, honrar e perpetuar a memória de um sacerdote tão querido e que a todos tão profundamente marcou.”

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147